Comissão de Educação aprova Lei de Incentivo ao Esporte



Os senadores da Comissão de Educação (CE) aprovaram nesta quarta-feira (13) o projeto de lei da Câmara (PLC 118/06) que dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo. Os senadores aprovaram o projeto do deputado Bismarck Maia (PSDB-CE) e as emendas apresentadas pelos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Ideli Salvatti (PT-SC), que colocaram fim ao impasse entre artistas e desportistas sobre os benefícios fiscais ao esporte, que poderiam diminuir os incentivos à cultura. Foi aprovado também requerimento de urgência para o projeto, sendo ele incluído na pauta de votações do Plenário do Senado já nesta quarta (13).

A matéria aprovada permite um abatimento de até 4% do Imposto de Renda devido das empresas e 6% das pessoas físicas que fizerem doações a projetos desportivos. Mas, segundo a classe artística, a proposta competiria com a Lei Rouanet (Lei 8.313/91), que destina o mesmo percentual de deduções para investimentos feitos em projetos culturais.

Pela emenda de Cristovam, as deduções continuam com os mesmos percentuais, mas a fonte de recursos que beneficia a área esportiva deixa de ser a Lei Rouanet e passa a ser a legislação que prevê incentivos fiscais voltados para programas de alimentação do trabalhador (como o auxílio alimentação) e renovação científica e tecnológica (Leis 6.321/76 e 8.661/93).

Com isso, a Lei do Esporte, como ficou conhecida a proposta, não irá concorrer com a cultura, permitindo que uma empresa possa investir 4% em cada um dos setores. Já a emenda de Ideli estabeleceu a obrigatoriedade de decretos anuais que estabelecerão o volume total dos recursos arrecadados e o percentual que caberá para cada uma das modalidades esportivas: educacional, de participação, e de rendimento (competições). O mesmo já ocorre quanto aos incentivos à cultura.

Estiveram presentes à reunião as atrizes Fernanda Montenegro e Beatriz Segall, o ator Ney Latorraca, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, a ex-jogadora de basquete Hortência e o mais premiado atleta paraolímpico brasileiro, Clodoaldo Francisco da Silva, além de representantes do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

Fernanda Montenegro disse que as manifestações dos artistas para a modificação do projeto "não foram contra o esporte", mas a favor da cultura e dos esportes. Ela disse que a cultura é um dos maiores geradores de emprego e renda no mundo. Já Nuzman ressaltou que "esporte é cultura, educação e arte".

Osmar Dias

A Comissão de Educação realizou também nesta quarta-feira (13) pequena cerimônia para a colocação do retrato do senador Osmar Dias (PDT-PR) na galeria de ex-presidentes da CE. Presenciaram o acontecimento vários senadores, o diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, e o secretário-geral da Mesa do Senado, Raimundo Carreiro.



13/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão aprova relatório da área de educação, ciência, cultura e esporte

Comissão de Educação passa a se chamar Comissão de Educação, Cultura e Esporte

Confederação Brasileira de Judô apresenta projetos para comissão da Lei de Incentivo ao Esporte

Comissão de Educação vota incentivo à leitura

CE aprova R$ 2 bi em emendas para Educação, Cultura e Esporte

Aberta reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte