Comissão de Educação avalia nomes para diretoria da Ancine
Três nomes indicados pela Presidência da República para compor a diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine) serão examinados pelos senadores da Comissão de Educação (CE), em reunião nesta terça-feira (19), marcada para começar às 11h. Um deles, Manoel Rangel Neto, foi indicado para ser reconduzido ao cargo de diretor-presidente da agência, enquanto Paulo Xavier Alcoforado e Glauber Piva Gonçalves devem ocupar vagas de diretores do órgão.
No total, a diretoria da Ancine é composta por um presidente e três diretores, todos com mandatos fixos, mas não necessariamente coincidentes. As indicações em exame na CE devem também ser votadas em Plenário. A Ancine foi criada em 2001 com a função de estimular, regular e fiscalizar a indústria cinematográfica nacional.
O cineasta Manoel Rangel está desde 2005 na direção do órgão, em mandato que se encerra em maio deste ano, e a indicação de seu nome tem como relator, na Comissão de Educação, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ).
Já Paulo Alcoforado assumirá, se tiver seu nome referendado pelo Senado, a vaga decorrente da renúncia de Sérgio Henrique de Sá Leitão Filho. A relatora de sua indicação é a senadora Ideli Salvatti (PT-SC). Glauber Piva Gonçalves, por sua vez, deve assumir o lugar de Nilson Rodrigues da Fonseca e tem sua indicação relatada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Os dois são ligados à área cultural, sendo que Glauber Piva atuou como Secretário Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores (PT).
18/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Educação avalia nomes para conselho da Ancine
Infra-Estrutura avalia nomes para diretoria das agências reguladoras
COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA VOTA NOMES PARA A 1ª DIRETORIA DA ANP
Comissão de Educação vota indicação de Mário Diamante para a Ancine
Comissão de Educação aprova indicação de Manoel Rangel para terceiro mandato à frente da Ancine
Aprovados nomes de diretores para Ancine