Comissão de Educação debate situação dos orientadores de escolas



A Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Jorge Gobbi(PSDB), promoveu esta manhã audiência pública que foi solicitada pela Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul (AOERGS). A entidade reivindica a realização de concurso público, visando a valorização profissional da categoria.

Conforme a presidente da AOERGS, Naima Kepes Ayub, foi realizado somente um concurso público para orientadores de escola no Estado. O processo de seleção aconteceu em 1993, quando 1800 profissionais obteram aprovação e pouco mais de 600 foram nomeados ao cargo. Naima falou ainda que a entidade está trabalhando para a qualificação da formação do orientador nos estabelecimentos de ensino.

A representante da Secretaria Estadual da Educação (SE), Mara Sasso, falou que o governo do Estado vem trabalhando para atender os desejos e anseios da comunidade escolar. Para tanto foram contratados 24 mil professores e realizado concurso público recentemente para funcionários de escolas, onde foi registrado mais de 170 mil inscritos. Mara explicou também que a SE está resgatando o plano de carreira do profissional de ensino. Segundo ela, a recomposição das escolas públicas Estaduais, está sendo uma das prioridades desse governo.

Ione Almeida, representando o Ceprs, afirmou que esta discussão precisa ser aprofundada. Para ela, o papel do orientador de escola tem que ser melhor definido.


08/27/2002


Artigos Relacionados


Comissão de Educação debate racismo nas escolas

Comissão de Educação adia debate sobre situação dos museus

Escolas de educação básica devem informar situação do aluno ao Educacenso a partir de fevereiro

Educação: Escola da Juventude abre mil vagas para orientadores de estudos

Educação: Escola da Juventude abre mil vagas para orientadores de estudos

Educação: Escola da Juventude abre mil vagas para orientadores de estudos