Comissão de Fiscalização aprova relatório de atividades do TCU em 2001



Reunidos nesta quarta-feira (dia 20), os senadores da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC)aprovaram parecer do senador Jefferson Péres (PDT-AM) que analisou relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) descrevendo as atividades do próprio tribunal nos quatro trimestres do ano passado. O relator considerou que o órgão cumpriu as determinações formais exigidas pela Constituição, mas fez recomendações para futuros relatórios.

A principal delas, segundo Jefferson Péres, diz respeito à necessidade de o Congresso regulamentar, por meio de resolução, os critérios que devem nortear o controle externo das atividades do Tribunal de Contas da União. Atualmente, explicou, o assunto, apesar de constar da Constituição, está definido apenas pela Lei Orgânica do TCU, segundo a qual a fiscalização contábil, orçamentária, operacional e patrimonial do órgão será feita pelo Congresso, por meio de relatórios trimestrais e anuais.

- Há necessidade inequívoca de regulamentação do tema, de forma a definir o conteúdo mínimo dos relatórios de atividades do TCU, a forma de tramitação dessa documentação no Congresso e os efeitos decorrentes da deliberação parlamentar sobre a matéria - recomenda o senador.

Ele também sugere que sejam encaminhadas àquela Corte suas preocupações quanto à diminuição do número de processos de Tomada de Contas e de Tomadas de Contas Especial julgados pelo tribunal em 2001 e sobre o baixo índice de ressarcimento dos valores das multas aplicadas e dos débitos imputados aos responsáveis por prejuízos aos cofres públicos.

A comissão também aprovou dois pareceres sobre outros avisos encaminhados pelo tribunal. Um deles, analisado pelo senador Romero Jucá (PSDB-RR), narra auditoria no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Jucá sugere que a CFC encaminhe pedido ao TCU para que este verifique se foram implantadas as recomendações feitas pelo tribunal aos dirigentes do Fundo, relacionadas com a implantação de indicadores de desempenho do programa.

O outro, relatado pelo senador Wellington Roberto (PTB-PB), dá conhecimento aos senadores de que o TCU comprovou denúncias veiculadas pela imprensa de que a diretoria do Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), no período de 20 de abril a 27 de dezembro de 1992, cometeu irregularidades em contrato firmado com a empresa Protos Engenharia Ltda, pagando antecipadamente por serviços não prestados pela empresa.

A senadora Heloísa Helena (PT-AL) solicitou vista de dois itens da pauta.Um deles descreve inspetoria do TCU na Fundação Banco do Brasil, cujo relator é o senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), e o outro narra fiscalizações efetuadas junto à Companhia Hidroelétrica do São Francisco, especificamente do sistema de transmissão da Usina de Xingó, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Piauí e na prefeitura municipal de Santa Rita (PB).



20/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Fiscalização e Controle analisa relatório de atividades do TCU em 1995

Comissão de Mudanças Climáticas aprova relatório de atividades

Comissão de Mudanças Climáticas aprova relatório de atividades de 2013

Comissão aprova relatório final e requerimento pela prorrogação das atividades

Zambiasi recebe relatório das atividades de 2001 da Agergs

Comissão Mista de Mudanças Climáticas aprova relatório final e pedirá prorrogação de suas atividades