COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU NOVO ESTATUTO DOS REFUGIADOS



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), sob a presidência do senador José Sarney (PMDB-AP), apreciou, este ano, matérias importantes para a diplomacia brasileira. Foram aprovados pareceres favoráveis a 70 projetos, além de 17 indicações de autoridades, num total de 17 reuniões realizadas.

Em julho, a comissão aprovou parecer favorável ao projeto do Executivo que define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados, de 1951. Pelo texto, não serão reconhecidos como refugiados os praticantes de crimes contra a paz, crimes de guerra, contra a humanidade, hediondos, atos terroristas, tráfico de drogas ou atos contrários aos princípios da Organização das Nações Unidas.

Em abril, a CRE aprovou parecer favorável a projeto do senador Roberto Requião (PMDB-PR) que estabelece medidas de proteção contra os países que criarem restrições ao comércio externo brasileiro.

No mês de setembro, a comissão aprovou parecer favorável a projeto de decreto legislativo autorizando a permanência temporária de força militar do Uruguai em território brasileiro para a realização de exercícios conjuntos de força de paz entre os exércitos do Brasil e da Argentina.

Parecer favorável a projeto de decreto legislativo do acordo constitutivo do Fundo para o Desenvolvimento de Povos Indígenas da América Latina e Caribe foi aprovado pela CRE neste mês. O fundo destina-se a coordenar políticas de desenvolvimento, assistência técnica e fornecimento de recursos financeiros para capacitação e formação de recursos humanos e pesquisa sobre os povos indígenas daquela região.



15/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SARNEY É O NOVO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES

Jefferson Péres é o novo presidente da Comissão de Relações Exteriores

Começa reunião da Comissão de Relações Exteriores

Começa reunião da Comissão de Relações Exteriores

Comissão de Relações Exteriores inicia trabalhos

Começa reunião da Comissão de Relações Exteriores