Comissão debate proposta de federalização da educação básica



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza na próxima quarta-feira (31), às 10h, o quinto debate do ciclo de audiências públicas Educação e Federalismo. Para discutir o tema “Educação básica: responsabilidade do governo federal?” estão convidados a professora da Faculdade de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) Marta Teresa da Silva Arretche; e a consultora em educação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) Mariza Abreu.

Em discurso no Plenário, na semana passada, Cristovam Buarque (PDT-DF) citou a federalização do ensino básico como medida fundamental para melhorar e nivelar a qualidade da educação brasileira.

A federalização sugerida pelo senador prevê a criação de uma carreira nacional do magistério, adotando, por exemplo, parâmetros já aplicados aos professores de escolas técnicas e colégios militares. Todos entrariam em uma carreira federal, com salário reajustado para R$ 9 mil, valor inviável se ficasse a cargo dos municípios. A implementação do sistema federal teria a adesão gradativa de grupos de municípios.

O ciclo de audiências públicas foi proposto pelos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). O objetivo dos debates é reunir subsídios para a elaboração de um projeto de lei que estabeleça a federalização da educação básica no Brasil.



25/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão realiza terceiro debate sobre federalização da educação básica

Proposta de federalização da educação básica aguarda relator na CCJ

Federalização da educação básica em debate na CE

CCJ pode votar proposta de plebiscito sobre federalização da educação básica

Rubem Figueiró elogia proposta de Cristovam de federalização da educação básica

Cristovam cobra posição de Dilma sobre proposta de federalização da educação básica