Comissão discute planos municipais de gestão de resíduos sólidos



O Senado realiza nesta quarta-feira (2) a segunda audiência pública para debater os desafios na implantação dos planos municipais de gestão integrada de recursos sólidos, previstos na Lei 12.305/2010, que estabelece a política nacional do setor.

Para o debate, com início às 9h, foram convidados o secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Osvaldo Garcia, além de representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Ministério do Meio Ambiente e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

A Lei 12.305/2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de prever as responsabilidades da sociedade e do poder público no descarte de detritos. A norma foi regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, que criou o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos para acompanhar a sua implantação.

A Lei 12.305/2010 fixa 2 de agosto de 2014 como prazo para a erradicação dos lixões no Brasil. A norma traz preceitos inovadores como a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, além do sistema de logística reversa, que se caracteriza por um conjunto de ações destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos às empresas para reaproveitamento.

Estão sujeitas ao cumprimento da Lei 12.305/2010 as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que sejam responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos, e as que desenvolvam ações relacionadas á gestão integrada ou ao gerenciamento dos detritos.

A audiência pública é promovida pela Subcomissão Temporária de Resíduos Sólidos, que funciona no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).



31/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão discute gestão de resíduos sólidos com Funasa e Ministérios

Fórum debate gestão de resíduos sólidos

CMA participa de debate sobre gestão de resíduos sólidos

Curso de gestão de resíduos sólidos já possui adesões previstas

Gestão dos resíduos sólidos passa pelas unidades de conservação

Meio Ambiente promove curso de gestão de resíduos sólidos