Comissão do Meio Ambiente avalia projetos que alteram o Código Florestal



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) reúne-se nesta terça-feira (28), a partir das 11h30, para analisar projetos de lei propondo alterações no Código Florestal. Os projetos, de autoria dos senadores Gilberto Goellner (PFL-MT), Alvaro Dias (PSDB-PR) e Gerson Camata (PMDB-ES), receberam voto favorável dos relatores.

O projeto (PLS 410/05) do ex-senador Gilberto Goellner (suplente do senador Jonas Pinheiro [PFL-MT], que retornou ao exercício do mandato) dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais e creditícios a pessoas físicas e jurídicas que promovam a reposição florestal. A matéria obteve parece favorável do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) e tramita em decisão terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O projeto (PLS 158/02) de autoria do senador Alvaro Dias acrescenta artigo ao Código Florestal permitindo que, nas propriedades rurais, a área de preservação permanente seja incluída no cálculo da reserva legal. O senador Jonas Pinheiro apresentou parecer favorável, na forma do substitutivo aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

O projeto (PLS 201/03) do senador Gerson Camata altera a redação do artigo 18 do Código Florestal para, nas propriedades rurais privadas, responsabilizar o proprietário pelo florestamento ou reflorestamento das áreas de preservação permanente. O senador Augusto Botelho (PDT-RR) emitiu parecer favorável à aprovação da matéria na forma do substitutivo aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.

A CMA também deve votar a Proposta de Fiscalização e Controle nº 2/06, que solicita a instauração de procedimento de fiscalização e controle com a finalidade de acompanhar os processos investigativos, administrativos e judiciais das instituições financeiras arroladas em inquérito da Polícia Federal que as indicia em crimes contra o sistema financeiro.

24/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Meio Ambiente avalia impacto do novo Código Florestal

Ministra do Meio Ambiente avalia que Senado tornou melhor a proposta do novo Código Florestal

Comissão de Meio Ambiente analisa alterações no Código Florestal

Adiada leitura do relatório do Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente

Emendas polêmicas do Código Florestal ficam para a Comissão de Meio Ambiente

Comissão de Meio Ambiente debate impactos do novo Código Florestal sobre florestas