Comissão do Mercosul reúne-se em Natal e Fortaleza



A Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul realiza seminários internacionais em Fortaleza e Natal, entre os dias 10 e 14 deste mês, para discutir o Mercosul, a Alca, seus desafios e oportunidades e o endividamento externo. Os encontros contarão com a presença de parlamentares do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia, e representantes do Parlamento Andino, do Parlamento Centro-Americano e da Assembléia Legislativa do Ceará. Os senadores Roberto Requião (PMDB-PR), Fernando Bezerra (PTB-RN), José Agripino Maia (PFL-RN) e Geraldo Melo (PSDB-RN) estão entre os debatedores dos seminários.

O ex-presidente da Argentina, senador Raul Alfonsin, confirmou presença no encontro de Fortaleza. Os seminários serão realizados paralelamente à reunião de governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), iniciada na quinta-feira (7), em Fortaleza. A abertura do seminário O Mercosul, a Alca e o Endividamento Externo, na segunda-feira (11), será feita pelo senador Roberto Requião, presidente da Representação Brasileira na Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.

O tema Endividamento Externo e suas Conseqüências Sociais será abordado por integrantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e parlamentares dos países membros e associados da Comissão do Mercosul. A discussão sobre os blocos econômicos e o novo papel dos parlamentos na integração regional do Cone Sul será aberta pelo vice-presidente da sessão brasileira, deputado Ney Lopes (PFL-RN). Participarão dos debates os presidentes do Parlamento Andino e do Parlamento Centro-Americano, além dos membros da Comissão do Mercosul.

Na terça-feira (12), os parlamentares encerrarão os debates no Ceará com o tema A Alca e seu Impacto no Mercosul, que terá como expositor o professor Samuel Pinheiro Guimarães. A Comissão do Mercosul assinará também a Declaração de Fortaleza, que deverá ser entregue aos participantes da reunião do BID na no dia seguinte, quarta-feira (13).

Natal - Em Natal, na quinta-feira (14), os integrantes da Comissão do Mercosul e dos outros parlamentos participação do seminário Mercosul e Alca: Desafios e Oportunidades. Os trabalhos serão conduzidos pelo deputado Ney Lopes, pelo vice-presidente do BID, Paulo Paiva (que falará sobre o papel do BID no futuro da América Latina) e por um representante do Parlatino (que tratará da ação parlamentar na formação de uma comunidade latino-americana de Nações). A discussão será encerrada pelo senador Fernando Bezerra, que fará uma exposição sobre os interesses do Nordeste no Mercosul e na Alca, com a presença do governador do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves.



08/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão do Mercosul reúne-se em Natal e Fortaleza

Comissão do Mercosul debate pauta dos seminários internacionais de Fortaleza e Natal

COMISSÃO DO MERCOSUL REÚNE-SE COM PARTIDO JUSTICIALISTA ARGENTINO

COMISSÃO PARLAMENTAR CONJUNTA DO MERCOSUL REÚNE-SE EM CAMPO GRANDE

COMISSÃO DO MERCOSUL REÚNE-SE PARA DISCUTIR AVANÇOS DO BLOCO

Comissão de Educação do Parlamento do Mercosul reúne-se nesta sexta-feira em Brasília