Comissão do São Francisco ouve na terça Ibama e Ministério do Trabalho



A comissão especial do Congresso Nacional criada para acompanhar e avaliar o Projeto de Conservação e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco ouvirá na terça-feira (6), às 14h30, o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Humberto Candeias Cavalcanti, e o diretor-substituto do Departamento de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho, Rodolfo Torelly.

O projeto em exame pela comissão do Congresso foi assinado pelo presidente da República em junho último, quando anunciou as medidas para a revitalização do São Francisco que devem ser adotadas antes do início das obras de transposição de suas águas para estados do Nordeste não banhados pelo rio. No último dia 30, a comissão ouviu o presidente da Agência Nacional de Águas, Jerson Kelman. Ele entende que o abastecimento de cidades e de projetos de irrigação não devem ser prejudicados por causa da geração de energia das hidrelétricas do rio.

A comissão de deputados e senadores foi criada por proposta do senador Waldeck Onélas (PFL-BA) e é integrada por 14 deputados e senadores, todos eleitos pelos estados banhados pelo rio. A Bacia do São Francisco, com cerca de 630 mil quilômetros quadrados (cerca de 7,5% da área do país), possui uma população de 12 milhões de pessoas. O rio movimenta nove usinas hidrelétricas e fornece água para irrigação de aproximadamente 130 mil hectares.

01/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão ouve diretor do Ibama sobre projeto de revitalização do São Francisco

Comissão do São Francisco ouve na terça-feira presidente da ANA

Comissão ouve presidente do Ibama sobre impedimentos ambientais para obras

Comissão do São Francisco ouve produtores

Comissão do São Francisco ouve presidente da ANA

Comissão do São Francisco ouve superintendente da ANA