Comissão do Senado promove seminário internacional para debater educação e meio ambiente
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal promove, de 11 a 14 de novembro, na Estância Ecológica Sesc Pantanal, em Poconé (MT), o Seminário Internacional Educação e Meio Ambiente.
O evento - que terá uma programação técnico-científica (com painéis temáticos) e outra vivencial (baseada em práticas e atividades ecoturísticas e de proteção ambiental) - está sendo organizado em parceria com o Sistema Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC-Sesc-Senac). A iniciativa é dos senadores Flávio Arns (PSDB-PR), Marisa Serrano (PSDB-MS), Romeu Tuma (PTB-SP) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS).
O objetivo do seminário é destacar o papel da educação e do meio ambiente no despertar da sociedade para um novo modelo de desenvolvimento econômico baseado na sustentabilidade e alinhado com os princípios do ecoturismo. Durante os painéis serão apresentadas experiências e práticas nacionais e internacionais focadas na difusão do saber ambiental comprometido com a conservação e com a ecologia.
Entre os participantes do seminário estarão Cem Özdemir, co-presidente do Partido Verde alemão; Isabel Martinez, dirigente do programa de educação ambiental do escritório regional para a América Latina do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma); o escritor e jornalista libanês Amin Maalouf, vencedor do prêmio Príncipe das Astúrias das Letras 2010; e Michael Becker, coordenador do Programa Cerrado-Pantanal para Sempre, do WWF-Brasil.
Também foram convidados como conferencistas a ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira; Rachel Trajber, coordenadora-geral de Educação Ambiental da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação; Washington Novaes, jornalista especializado em meio ambiente e culturas indígenas; e Luiz Carlos de Menezes, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
Completam a lista de conferencistas que deverão participar do evento o ministro da Educação Escolar, Infância e Juventude da Austrália, Peter Garrett; a senadora Marina Silva (PV-AC); Enrique Leff, economista mexicano professor de ecologia política e políticas ambientais na pós-graduação da Universidade Nacional Autônoma do México; e Leopoldo Garcia Brandão, consultor em meio ambiente para a presidência do Conselho Nacional do Sesc.
A presidente da Comissão de Educação, senadora Fátima Cleide (PT-RO); o presidente da Confederação Nacional do Comércio, Antonio Oliveira Santos; e o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, participarão da solenidade de abertura. As mesas temáticas agendadas são: "Ação governamental - A experiência nacional e a prática curricular", "Experiências internacionais" e "Um olhar para o futuro".
Fora dos horários dos painéis os parlamentares e demais participantes do evento poderão acompanhar vivências e atividades desenvolvidas na Estância Ecológica Sesc Pantanal localizadas nos municípios de Poconé e Barão do Melgaço. Além de abrigar ecotécnicas (como energia solar, telhado verde, aproveitamento e reuso da água da chuva, compostagem do lixo orgânico e manejo florestal ou de florestamento legal), a estância conta com a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do País, a RPPN Sesc Pantanal, com 106 mil hectares.
22/10/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Meio Ambiente promove seminário internacional sobre consumo sustentável
Meio Ambiente: Secretaria do Meio Ambiente promove Oficina de Educação Ambiental em Atibaia para pro
Comissão de Educação promove Seminário Violência no Ambiente Escolar
Meio Ambiente promove encontro internacional para discutir acesso aos recursos genéticos
Meio Ambiente promove seminário para apresentar experiências internacionais de consumo sustentável
Meio Ambiente promove seminário sobre desenvolvimento sustentável