Comissão do Senado vai participar da Conferência Mundial pela Paz
Uma comissão de senadores vai participar da Conferência Mundial pela Paz, a ser realizada em Caracas, na Venezuela, entre os dias 8 e 13 de abril. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (27) ao ser aprovado, em reunião da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), um requerimento do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), com essa finalidade.
O requerimento foi aprovado durante audiência pública que ocorria no âmbito da CDH com o objetivo de discutir "A Luta pela Paz e a Defesa da Soberania das Nações". Na ocasião, Inácio Arruda lembrou que o envio de uma representação de senadores, incluindo membros da CDH, será muito importante não só para o Brasil, mas também para o Mercosul.
- Já apresentei requerimento também à Mesa do Parlamento do Mercosul para que vote, na reunião da próxima semana, o envio de representantes à conferência - anunciou o senador.
O diretor do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) Rubens Diniz, que participou da audiência da CDH, avaliou a participação do Senado nessa conferência.
- A participação do Senado produzirá reflexos importantes, entre os quais o apoio para que o Mercosul possa ampliar-se e ganhar novo formato. A paz no nosso continente passa pelo processo de integração - explicou o diretor.
A representação do Senado na conferência foi defendida também pelos senadores José Nery (PSOL-PA), Serys Slhessarenko (PT-MT) e Arthur Virgílio (PSDB-AM).
Conferência
A Conferência Mundial pela Paz está sendo organizada pelo Conselho Mundial da Paz em Caracas e, neste ano, será voltada para quatro grandes eixos de debate: "A Militarização das Relações Internacionais", "Estratégias dos Povos na Luta pela Paz", "A Luta pela Paz em Defesa dos Direitos" e "A Luta pelo Desenvolvimento e a Luta Antiimperialista".
Na programação paralela ao evento, haverá a exposição de fotos Crimes do Imperialismo contra a Humanidade, uma feira de livros, um cine-debate e, ainda, uma atividade cultural em solidariedade aos povos da África.
Para o encerramento das atividades do Conselho Mundial da Paz, no dia 13, foi programado "O Dia da Luta Antiimperialista", uma atividade em comemoração à derrota do golpe na Venezuela.
27/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão debate propostas para Conferência Mundial de Telecomunicações
Brasil sedia pela primeira vez a maior conferência mundial sobre defesa da concorrência
José Nery é indicado para comissão que participará da Conferência Mundial da Paz
Comissão debate temas que estarão em pauta na conferência mundial do clima
Cidadão pode participar pela internet de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores
Anatel convida entidades para participar de conferência internacional