Comissão exibirá trailler de filme sobre JK



O senador Arlindo Porto (PTB-MG), vice-presidente da Comissão Mista Especial criada para preparar os atos de comemoração ao centenário de nascimento do presidente Juscelino Kubitschek, anunciou a apresentação de um trecho do filme De Nono a JK no salão do café dos senadores, na próxima terça-feira (23), após a Ordem do Dia. O trailler, de cerca de cinco minutos, servirá para marcar o início das homenagens que culminarão com a sessão solene no dia do centenário - 12 de setembro -, conforme explicou o senador.

Arlindo Porto informou que o filme, dirigido pelo cineasta Zelito Viana, é composto por duas fitas de 40 minutos cada e deverá ser exibido e reexibido em etapas, durante os próximos meses, com o apoio da TV Senado.

A comunicação foi feita pelo senador Arlindo Porto em reunião realizada pelo grupo nesta quarta-feira (17), quando também foram analisadas novas sugestões de eventos. O presidente da comissão, deputado Paulo Octávio (PFL-DF), informou que a reunião da comissão com o presidente do Congresso, agendada inicialmente para esta quarta-feira, foi transferida para a quinta-feira (18). Na oportunidade, os deputados e senadores apresentarão as propostas que já foram encampadas pelo colegiado e pedir as providências de Tebet para a execução dos projetos, como vídeos, seminários, exposições etc.

JK e Israel Pinheiro

Entre outras iniciativas previstas para marcar o centenário, está a sugestão do senador Lindberg Cury (PFL-DF) de construção de um monumento na BR-060 - que liga Brasília às cidades de Anapólis e Goiânia (GO) - na altura do km 32, em homenagem a "três heróis do desenvolvimento e da integração da América Latina" - Símon Bolívar, Juscelino Kubitschek e Pedro Ludovico.

A neta do engenheiro Israel Pinheiro, construtor da capital, Maria Helena Pena, esteve presente à reunião e pediu os esforços dos parlamentares para a fundação de um local específico para homenagear seu avô, sugerindo que seja utilizada a chamada Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes, para tal fim. Ela disse que pretende transferir para o local a exposição Brasília - Sonho e Realidade, sobre Israel Pinheiro, JK e a construção da cidade. A mostra será inaugurada no dia 7 de setembro no Palácio do Itamaraty.

Os senadores Mauro Miranda (PMDB-GO) e Pedro Simon (PMDB-RS) realçaram a relevância das homenagens a Juscelino Kubitschek como forma de firmar as idéias de desenvolvimento e de confiança no Brasil.



17/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Caixa Cultural de Curitiba exibirá filme surpresa

TV Senado exibirá documentário sobre Joaquim Nabuco

Memorial da Resistência exibirá documentário sobre o golpe de 1964

Comissão seleciona filme nacional para o Oscar

Festival de Cannes exibirá dois filmes brasileiros

Circuito Tela Verde exibirá 39 vídeos com tema socioambiental