Comissão quer ouvir ministra da Cultura sobre suposto favorecimento ao Ecad
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta terça-feira (13), requerimento do senador Randolfe Rodrigues (PSol-AP), de convite à ministra da Cultura, Ana de Holanda, para comentar denúncia de suposto favorecimento da pasta ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).
A Associação Brasileira de Televisões por Assinatura, como relatou o senador, denunciou junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suposta prática de cartel de entidades associadas ao Ecad. E o Ministério da Cultura, prosseguiu o senador, elaborou nota técnica dirigida ao Ministério Público Federal em que defende a posição do Ecad diante das denúncias.
Na opinião do senador, estariam presentes na nota técnica – assinada pela diretora de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura, Márcia Regina Vicente Barbosa, e pelo coordenador-geral em Regulação de Direitos Autorais, Cristiano Borges Lopes – “elementos que levam a crer em uma análise tendenciosa” do tema por parte do ministério.
Professores
Também foi aprovado requerimento assinado pelos senadores Cristovam Buarque e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) para que três senadores da comissão peçam ao Ministério Público para interceder junto ao Supremo Tribunal Federal no sentido de obrigar estados e municípios a cumprir a lei de criação do piso salarial para os professores. O requerimento estabelece ainda a realização de estudos sobre os “reflexos orçamentários” do novo piso sobre as contas estaduais.
Ensino Básico
Foi ainda aprovado requerimento de Cunha Lima para a realização de audiência pública sobre “A ideia de publicizar as avaliações realizadas pelo Ministério da Educação no Ensino Básico”. Durante a audiência, o senador pretende promover a discussão da obrigatoriedade de as escolas públicas de ensino fundamental e médio exporem em placa visível seus resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Por falta de quórum, a comissão adiou para a próxima semana a votação de 64 projetos, todos tramitando em decisão terminativa, destinados à criação de novas datas comemorativas.
Marcos Magalhães
13/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão quer ouvir ministra do Planejamento sobre PAC
Ana de Hollanda fala sobre denúncias de favorecimento ao Ecad
Paulo Duque decide arquivar denúncia sobre suposto favorecimento do neto de Sarney
CE ouve ministra da Cultura e debate denúncias contra o Ecad
Sibá Machado quer ouvir ministra de Minas e Energia sobre biodiesel
CPI do Ecad deve ouvir promotores de eventos e representante do Ministério da Cultura