Comitê de conservação das florestas tropicais se reúne em Brasília



A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abriu nesta segunda-feira (2), em Brasília, a primeira reunião do Comitê da Conta para a Conservação de Florestas Tropicais (TFCA, sigla em inglês). O grupo vai definir critérios e analisar projetos que serão beneficiados com o fundo de cerca de US$ 20 milhões vindos da conversão de dívida brasileira com o governo dos Estados Unidos em proteção ambiental para a Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Para a ministra, o TFCA pode ajudar a aprimorar a gestão de recursos naturais com a participação da ciência. Treinamentos para aumentar as capacidades científicas, técnicas gerenciais de pessoas e organizações envolvidas com a conservação da biodiversidade fazem parte das linhas de financiamento da conta.

A ministra defendeu projetos para melhorar a qualidade de vida de quem vive na floresta e promover o uso sustentável. "É preciso de novos projetos que agreguem essas famílias", disse. De acordo com a Izabella Teixeira, a população que vive na floresta precisa de políticas de acesso mais rápido ao crédito e acesso a energias, por exemplo, para melhorar a qualidade de vida.

O comitê é composto por nove assentos, sendo três do governo brasileiro, cinco a organizações não-governamentais (Ongs) brasileiras e um para a Agência Norte Americana de Desenvolvimento Internacional. A próxima reunião acontece em junho.

Recursos oferecidos por meio do TFCA vêm dando apoio a iniciativas como conservação de áreas protegidas, manejo de recursos naturais e desenvolvimento de atividades sustentáveis de subsistência para comunidades silvestres no mundo.

Para atingir o objetivo do TFCA  no Brasil, que é de conservar, preservar e recuperar florestas na Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, o comitê deverá aprovar projetos inovadores, que tenham o foco na conservação da floresta, resultados de grande escala e que possam ser alavancados para outros lugares. "Esses instrumentos são essenciais para a política brasileira de conservação da biodiversidade", finalizou a ministra.


Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



03/05/2011 16:00


Artigos Relacionados


Brasil lidera monitoramento de florestas tropicais

Comitê organizador do evento se reúne em Brasília

Brasil detém a maior área de florestas tropicais do planeta

Comitê da Copa 2014 se reúne nesta quinta em Brasília

FAO afirma que florestas naturais da madeira teca diminuíram em 60 países tropicais

Capes seleciona projetos nas áreas de energias renováveis e gestão das florestas tropicais