Comitê de Mobilização Empresarial da Inovação cria 1o núcleo no País



O  Núcleo de Inovação do Rio Grande do Sul, o primeiro do País, foi inaugurado nesta segunda-feira (30), em cerimônia em Porto Alegre (RS). A iniciativa é a primeira do Brasil a ser criada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), como parte do comitê de Mobilização Empresarial da Inovação (MEI). 


Assim como os futuros núcleos, a unidade de Porto Alegre têm como papel principal a promoção do diálogo com as autoridades estaduais, para aperfeiçar e desenvolver políticas de apoio à inovação, além da participação na discussão sobre oportunidades, gargalos e desafios de cada estado.


A previsão da CNI é criar mais cinco comitês estaduais do gênero ainda este ano. Os estados escolhidos foram Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco. 


A meta é atuar de forma articulada com federações de indústrias, com o Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), além de parceiros locais. 


Segundo o diretor de Operações da CNI, Rafael Lucchesi, o Brasil deve instalar 35 núcleos de Inovação em todo o País até 2013, com a participação de mais de 30 mil empresas nacionais. “Começamos hoje a fazer uma ação de sensibilização dos comitês empresariais em todo o Brasil por uma grande mobilização pela inovação”, afirmou o diretor da CNI.


Participaram da cerimônia, também, representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



30/08/2010 18:45


Artigos Relacionados


Santa Catarina lança núcleo de inovação empresarial

UnB lança Núcleo de Inovação e Capacitação Empresarial na Ceilândia

Comitê cria novas zonas úmidas no País

Unicamp: Cientistas formulam índice para medir capacidade de inovação empresarial

Cidadania: Procon-SP cria Núcleo de Tratamento do Superendividamento

Destaque do D.O.: USP cria núcleo para dar apoio a pesquisas