Comitê Nacional de Defesa dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul é lançado em SP



O Comitê Nacional de Defesa dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul (Condepi) foi lançado em São Paulo na noite desta terça-feira (6). Com a participação de dezenas de movimentos sociais, o comitê visa a defender os direitos humanos dos índios sul-mato-grossenses.

Entre os membros do comitê estão a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Justiça Global, a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais, a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

“Espero que todas as pessoas entendam que nós também somos seres humanos, queremos viver, educar e libertar os nossos filhos desse caminho que temos que seguir hoje”, disse Lea Aquino, índia Guarani Kaiowá de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul tem o segundo maior número absoluto de habitantes indígenas do País, são 79,2 mil, o que representa 9% da população indígena do País. Entretanto, segundo o último relatório do Cimi, o estado concentrou 55% dos casos de mortes de indígenas no Brasil nos últimos oito anos. Nos primeiros nove meses de 2011, 27 indígenas foram assassinados no MS, 71% dos 38 assassinatos ocorridos no País.


Fonte:
Agência Brasil



07/12/2011 10:57


Artigos Relacionados


Integração Nacional libera mais de R$17 mi para ações de defesa civil em Mato Grosso do Sul e Amapá

Instituído comitê gestor para políticas em prol dos direitos dos povos indígenas

Indígenas do Mato Grosso do Sul farão cursos profissionalizantes

Policiamento será ampliado em comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul

Waldemir Moka diz que Mato Grosso do Sul tem 79 fazendas invadidas por indígenas

CRA avaliará em audiência situação de indígenas do Mato Grosso e de Rondônia