Comitiva chinesa é recebida pelo presidente Renan Calheiros



O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), recebeu nesta terça-feira (03), o Vice-Presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva política do Povo Chinês, Wang Quinmin. No encontro, Renan Calheiros lembrou visita realizada em 1989 aquele país, quando já se percebia o avanço do crescimento econômico chinês.

A China é, individualmente, o principal parceiro comercial brasileiro e primeiro destino das nossas exportações, desde 2009. Em 2012 os investimentos chineses no Brasil foram de cerca de US$ 15 bilhões de dólares. Wang Quinmin, lembrou que, no próximo ano, Brasil e China comemoram 40 anos de relação diplomática. Para comemorar esse fato histórico, Wang Quinmin convidou Renan Calheiros (PMDB/AL), a visitar a China, o que foi prontamente aceito.

O presidente Renan designou o senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), presidente do grupo parlamentar Brasil/China para organizar essa visita. Renan Calheiros lembrou ainda que no ano que vem será realizado no Brasil o encontro do G20 parlamentar quando se aprofundarão as discussões sobre as parcerias.

Brasil e China estabeleceram relações diplomáticas em 15 de agosto de 1974. Desde então a relação entre os dois países têm evoluído tanto na área comercial quanto na cultural com parcerias consideradas estratégicas como o Plano de Ação Conjunta Brasil-China assinado em 2010 que define objetivos, metas e orientações para a cooperação bilateral em diversos campos.

Participaram da audiência os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC), Kátia Abreu (PMDB-TO, José Agripino (DEM-RN), Cícero Lucena (PSDB-PB).

Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado



03/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ouça a íntegra do pronunciamento em rede nacional feito pelo presidente do Senado, Renan Calheiros

Comissão do Mercosul é recebida pelo presidente interino

Ministério das Cidades recebe comitiva chinesa

PRESIDENTE DO STM CONDECORA RENAN CALHEIROS

Renan Calheiros é recebido pelo Parlamento português

Ex-presidente Lula visita Renan Calheiros