Comitiva italiana visita Assembléia



Velletri, cidade localizada ao sul de Roma, na Itália, está próxima a transformar-se em cidade-irmã da litorânea Torres, no Rio Grande do Sul. O processo está sendo encaminhado entre os dois municípios que visitaram o presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Zambiasi, esta manhã. A arquiteta e chefe de cerimonial da cidade italiana, Iolanda Angelmi, explicou que as duas cidades tem pontos em comuns, como a proximidade com o mar e a vocação turística. A partir daí, poderão desenvolver projetos em comum que intensifiquem o intercâmbio cultural e econômico.

Zambiasi ressaltou que nos dias de hoje, estas associações tendem a facilitar o crescimento dos municípios envolvidos. "A tecnologia da comunicação, o transporte mais rápido e eficiente, permite um contato mais freqüente entre os povos e a troca de experiências. Nós, que somos um país ainda jovem, temos muito a aprender com a experiência italiana. Mas também temos muito a oferecer nesta troca”, explicou.

O prefeito de Torres, José Batista da Silva Milanez, explicou que, em fevereiro, receberão uma comitiva de 200 pessoas vindas diretamente de Velletri, lideradas pelo prefeito local. Por enquanto, como ainda não há um acordo formal, os custos da visita destes representantes italianos estão sendo bancados por empresários de Torres. “É um investimento que se faz em nome do desenvolvimento de nossa região”, reconhece o prefeito.

Zambiasi acrescentou que através de iniciativas desta natureza, é possível profissionalizar ainda mais o turismo e garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos.
“Na Europa, é comum vermos ao longo das estradas de cidades turísticas, placas em residências particulares, onde os agricultores oferecem o que produzem aos visitantes. Vinhos, queijos, frutas, produtos artesanais garantem o sustento destas famílias que assim, permanecem no campo, sem necessidade de buscar trabalho nas grandes metrópoles. Ao tornar-se cidade irmã de Torres, esta cidade italiana, certamente ajudará neste processo”, conclui o presidente. Acompanhavam ainda a delegação italiana, o estudante Armando Gabrielli, e o carabineiro Alberto Gabrielle e Dora Marratta, representando o poder municipal daquela cidade.


07/31/2002


Artigos Relacionados


GERSON CAMATA HOMENAGEIA, NO SENADO, A COMITIVA ITALIANA

Comitiva italiana realiza missão comercial na Zona Franca de Manaus

Assembléia lança obra sobre imigração italiana

Assembléia comemora os 127 anos da imigração italiana no Estado

Assembléia participa de evento dos 127 anos de imigração italiana

Cultura: Pinacoteca do Estado oferce visita comentada à exposição Luz e Sombra na Pintura Italiana