Complexo do Alemão recebe sua primeira Casa de Direitos permanente



Foi instalada nesta quinta-feira (7), durante a inauguração do Teleférico do Complexo do Alemão, a primeira Casa de Direitos permanente da região. Articulado pela Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, o projeto promove o acesso à Justiça e a efetivação de direitos à população de baixa renda, trazendo para perto dessas comunidades serviços públicos como Defensoria Pública, expedição de documentos, informações sobre direitos trabalhistas, juizados especiais, ouvidoria do Ministério Público, mediação de conflitos e núcleos da Justiça Comunitária, entre outros. 

A comunidade também irá contar com postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Correios e Detran, que antes só estavam disponíveis fora do complexo. 

A Casa de Direitos começou como uma iniciativa itinerante. Ao longo do segundo semestre, será levada a todas as comunidades integradas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro. Na previsão da Secretaria de Reforma do Judiciário, as próximas serão o Complexo do Boreu e a Providência. O lançamento do projeto foi realizado em 30 de abril e contou com a presença do ministro José Eduardo Cardozo. 

A iniciativa é realizada em parceria com o governo do Rio de Janeiro, o Conselho Nacional de Justiça e outros órgãos do Poder Judiciário, além da Defensoria Pública e Ministério Público estaduais.

 

Fonte:
Ministério da Justiça



07/07/2011 19:54


Artigos Relacionados


Vannuchi: ocupação do Complexo do Alemão mostra avanços em direitos humanos

Ações do Exército no Complexo do Alemão serão filmadas

Lula testa teleférico no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro

Forças de pacificação continuam no Complexo do Alemão até junho de 2012

Complexo do Alemão começa a contar com sistema de mapeamento virtual

Defensoria Pública presta assistência jurídica a moradores do Complexo do Alemão