Comunidades quilombolas do Pará começam a ser avaliadas



Crianças de até 5 anos, moradoras de 102 comunidades quilombolas do Pará começam a ser pesadas e medidas nesta semana. Um estudo, conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) , em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), está sendo realizado em todo o País para analisar o perfil nutricional das crianças de comunidades quilombolas e para avaliar a situação socioeconômica das famílias.  A pesquisa é conduzida por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa, Informação e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (DataUFF).

 “Também faremos o georreferenciamento de todos os domicílios e de todos os equipamentos públicos disponíveis na região”, explica Junia Quiroga,  do MDS,.


Coleta de dados

A equipe de pesquisadores já realizou o trabalho de campo em quatro regiões brasileiras – Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste. Agora, vão coletar os dados sobre a situação nutricional de 102 comunidades quilombolas na região Norte. Agentes comunitários de saúde também participam na ação de pesar e medir as crianças.

De acordo com Junia Quiroga, 173 comunidades quilombolas tituladas, localizadas em 55 municípios brasileiros, serão avaliadas. “A pesquisa, da forma como está sendo feita, é inédita no Brasil. Em 2006, fizemos um levantamento, porém, além de ter visitado um número menor de comunidades, o questionário era mais simples. Dessa vez, toda a pesquisa será diferente: teremos um universo muito maior de comunidades e um questionário bem mais detalhado”, diz.

A previsão do MDS é de que os resultados do estudo sejam divulgados em 2012, mas outras pesquisas podem surgir em seguida, adianta Júnia Quiroga. “Embora a pesquisa atual fique restrita as 173 comunidades tituladas até 2009, nossa expectativa é que outro levantamento seja feito daqui a três ou cinco anos, e, então, incluiremos as comunidades tituladas após 2009”.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



30/06/2011 12:22


Artigos Relacionados


MDA e MDS capacitam técnicos de Ater para comunidades quilombolas

Plano integra ações para 22 comunidades quilombolas no Maranhão

Comunidades quilombolas recebem apoio extra para educação

CDH debate políticas do governo federal para as comunidades quilombolas

Senado estuda criação de centros de integração para comunidades quilombolas

Fundação Palmares e UERJ firmam parceria para beneficiar comunidades quilombolas