Conab compra 78 toneladas de alimentos de agricultor familiar do Amazonas
A Conab comprou, durante o mês de março, 78 toneladas (t) de alimentos de agricultores familiares do Amazonas. Foram 51 t de banana, 8 t de cupuaçu, 6 t de abacaxi, 5 t de melancia, 4 t de macaxeira e 5 mil unidades de coco. A compra ocorreu por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A Conab adquire os produtos dos agricultores familiares a preços em conta e os destina a instituições sociais em situação de insegurança alimentar e nutricional. Os produtores rurais beneficiados fazem parte da Associação dos Produtores Rurais de Nova Esperança (Asprones/Rio Preto da Eva), da Copema (Manicoré) e da Associação de Desenvolvimento Rural do Membeca (Caapiranga).
No caso dessas operações, os alimentos foram doados para diversos programas sociais. Entre eles estão Cáritas, Mesa Brasil/SESC/AM, Pestalozzi e Inspetoria Salesiana de Manicoré, Unidade Prisional/Manicoré, além de hospitais, escolas e instituições religiosas.
Para o tesoureiro da Asprones, Francisco de Assis Vieira Arruda, o convênio com a Conab traz segurança aos produtores. “Antes, o nosso produto era vendido pelo preço que o atravessador queria. Com a Conab, temos um preço justo e data programada para receber o pagamento como se fosse um salário”.
O superintendente da Conab no Amazonas, Thomaz Silva, avisa que as associações, cooperativas e colônias interessadas em participar do programa devem ter se regularizar junto à Receita Federal, ao FGTS e ao INSS. Além disso, os produtores rurais precisam ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
Cada agricultor familiar, extrativista ou pescador artesanal pode negociar até R$ 4,5 mil/ano com a Conab.
Fonte:
Conab
05/04/2011 15:49
Artigos Relacionados
Conab compra 56 toneladas de produtos de agricultores familiares do Amazonas
Conab vai receber R$ 160 milhões para compra de alimentos da agricultura familiar
Conab enviará 200 toneladas de alimentos para o Haiti
Região Serrana recebe doação de 21 toneladas de alimentos da Conab
Conab do Rio Grande do Norte doa 250 toneladas de alimentos para famílias
Agricultores do Amazonas vendem 2,3 mil toneladas de alimentos no 1º semestre