Concurso abre inscrições para projetos de documentários sobre atletas olímpicos



O concurso Memória do Esporte Olímpico Brasileiro promove o suporte à produção de documentários sobre a história de atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos. A terceira edição do projeto foi lançada nesta terça-feira (13), na Fundação Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O edital vai premiar nove projetos com média de R$ 230 mil para a produção de filmes sobre atletas olímpicos brasileiros, totalizando R$ 2 milhões em recursos. A seleção pública é aberta a todas as produtoras inscritas na Agência Nacional do Cinema (Ancine). 

O intuito é a construção de um acervo digital inédito que possa resgatar a trajetória do esporte brasileiro na competição mundial e servir de inspiração para as futuras gerações. As inscrições devem ser realizadas online, no site do projeto, até o dia 14 de outubro.

De acordo com o edital, os documentários podem abordar histórias de modalidades, personagens ou equipes que tenham participado de alguma edição das Olimpíadas. A única exceção fica para registros sobre o futebol, por já ter o devido reconhecimento no País.

A seleção se dará em duas etapas: na primeira serão analisadas as propostas  de acordo com a relevância e aderência ao edital; na segunda fase, os classificados farão a defesa oral (pitching) dos projetos para uma banca de profissionais que escolherá os nove vencedores.

Fomento para projetos 

O cinema e o audiovisual constituem um setor estratégico para o País, tanto em termos culturais, como meio de afirmação da nossa identidade, quanto em termos econômicos, como indústria geradora de empregos e divisas que deve ser estimulada e protegida. A Ancine luta pelo crescimento do mercado interno, por meio da expansão da oferta e da demanda por conteúdos plurais e diversificados.

O apoio a projetos audiovisuais se dá por meio de mecanismos de incentivo fiscal dispostos na Lei 8.313/91 (Lei Rouanet), na Lei 8.685/93  (Lei do Audiovisual) e na Medida Provisória 2.228-1/01. Esses dispositivos legais permitem que os contribuintes, pessoas físicas e jurídicas, tenham abatimento ou isenção de determinados tributos, desde que direcionem recursos, por meio de patrocínio, coprodução ou investimento, a projetos audiovisuais aprovados na Ancine.

A Ancine atua no Fomento Direto, apoiando projetos por meio de editais e seleções públicas, de natureza seletiva ou automática, com base no desempenho da obra no mercado ou em festivais, o que inclui a realização do PAR – Prêmio Adicional de Renda e do PAQ – Programa ANCINE de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro. Outro mecanismo inovador de fomento é o Fundo Setorial do Audiovisual, que contempla os diversos segmentos da cadeia produtiva do setor – da produção à exibição, passando pela distribuição/comercialização e pela infraestrutura de serviços – mediante a utilização de diferentes instrumentos financeiros.

Memória do Esporte Olímpico Brasileiro

O projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro é realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais - IPR, patrocinado pela Petrobras, e tem o apoio da ESPN Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Cinemateca Brasileira. Nas duas edições anteriores, foram inscritos um total de 221 projetos, dos quais 20 foram realizados (18 curtas e dois médias-metragens). O projeto já tem a sua continuidade garantida até, pelo menos, o ano de 2016, quando o Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos. 

Para saber mais, acesse o site do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro.

 

Fontes:
Ancine
Memórias do Esporte



30/08/2013 11:28


Artigos Relacionados


MEC abre inscrições para concurso de projetos de alfabetização

Inscrições abertas para concurso de documentários

TV Justiça tem inscrições abertas para concurso de documentários

Inscrições abertas para o 2º Concurso de Documentários da TV Câmara

Hoje é o último dia para as inscrições no concurso de documentários

Inscrições para concurso de documentários encerram amanhã