Concurso para Cesa deverá ser realizado até o final do ano



O deputado Flávio Koutzii (PT) reafirmou que o governo estadual realizará até o final do ano concurso público para preenchimento de vagas na Cesa - Companhia Estadual de Silos e Armazéns. A situação dos trabalhadores que foram desligados da Companhia por decisão do Tribunal de Contas do Estado foi debatida nesta terça-feira (20/8) em audiência da Comissão de Serviços Públicos da Assembléia.

Koutzii esclareceu que a dispensa dos funcionários obedece determinação do TCE que, com base na Constituição Federal, julgou as contratações irregulares. “O artigo 37º da Constituição prevê que o emprego público depende de aprovação prévia em concurso, com exceção das contratações por tempo determinado para atender necessidade temporária, que era o caso destes servidores admitidos pela Cesa entre 93 e 97”, observou o parlamentar.

Conforme Koutzii, o presidente da Comissão de Serviços Públicos, Elmar Schneider (PMDB), e a direção do sindicato dos trabalhadores serão recebidos pelo presidente da Cesa, Sérgio Feltraco, na próxima quinta-feira, dia 22, para debater o assunto. Koutzii lembrou que o governo chegou a entrar com recurso junto à Justiça para suspender as demissões, mas que o recurso foi negado. O deputado revelou ainda que o governo estadual não efetuou todas as 144 demissões indicadas pelo TCE. A representante da Delegacia Regional do Trabalho afirmou que as demissões obedeceram a lei e as determinações da delegacia. Segundo ela, a atual jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho não prevê indenizações para contratos considerados nulos, como estes da Cesa.

Flávio Koutzii explicou que o Executivo está empenhado em encontrar soluções para os trabalhadores dispensados, como, por exemplo, o aproveitamento de parte dos admitidos através da terceirização de serviços e da constituição de cooperativas de trabalho. O deputado ainda ressaltou que as contratações procuraram suprir necessidades decorrentes da aposentadoria e da adesão de funcionários ao Plano de Demissão Voluntária instituído na administração anterior. Como o desligamento de todos os servidores contratados em regime de urgência poderia resultar no fechamento de algumas unidades, o governo estadual manteve a contratação de parte dos funcionários. “Agora, com a realização do concurso público, este problema será equacionado”, apontou Koutzii.

08/20/2002


Artigos Relacionados


Concurso para o INSS deverá ser realizado ainda este ano

Concurso do Senado deverá ser realizado nos dias 8 e 9 de novembro

Concurso do Senado deverá ser realizado nos dias 8 e 9 de novembro

Concurso: Exame para delegado será realizado hoje no Estado

Concurso: Exame para delegado será realizado neste domingo

Concurso: Exame para delegado será realizado neste domingo no Estado