Confira em detalhes o Plano de Expansão dos Transporte Metropolitano
1. Em 2007, o governador José Serra aprovou o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano 2007/10, no valor de mais de R$ 17 bilhões, o maior investimento já feito no setor, que conta ainda com recursos da Prefeitura e irá aumentar em 55% a quantidade de passageiros transportados e diminuir em 25% o tempo médio de viagem no sistema.
2. Nesse mesmo ano, foram adquiridos 99 trens – a maior compra já feita até o presente.
3. Na Linha 9-Esmeralda, da CPTM, 3 novos trens já estão em operação e 3 estão em fase de testes. Mais 6 trens serão entregues até o final do ano.
4. No começo do ano, foi concluída a substituição, por trens reformados, de 100% da frota da Linha 12-Safira, da CPTM (antiga Linha F). Até 2010, esses trens serão, por sua vez, substituídos por trens novos e a linha passará a operar com qualidade de metrô. Na próxima semana, mais duas estações dessa linha serão entregues: Jardim Helena-Vila Mara e Itaim Paulista. Até o final do primeiro semestre também será entregue a Estação Jardim Romano.
5. Nesses dois anos, já foram entregues as estações Ipiranga, do Metrô, Autódromo USP Leste e Comendador Ermelino, da CPTM. Em abril foram entregues mais duas: Grajaú e Primavera-Interlagos, da Linha 9-Esmeralda.
6. Em 2009, entrarão em operação os primeiros trens novos da Linha 2-Verde, do Metrô, e das linhas 12-Safira e 7-Rubi, da CPTM, e será entregue à população a primeira fase da Linha 4-Amarela, do Metrô, com as estações Butantã, Faria Lima e Paulista.
7. Em 2010, o sistema metropolitano, incluindo a EMTU, cobrirá mais de 450 km da Grande São Paulo, sendo 388 km sobre trilhos – 240 com qualidade de metrô (ver tabela).
8. Outro item importante é a mudança na sinalização, já licitada. Utilizando tecnologia de ponta, permitirá uma operação mais segura e rápida. A distância mínima entre os trens, que atualmente é de 150 metros no Metrô e de 450 metros, na CPTM, será reduzida, em ambas as empresas, para 15 metros, o que possibilitará ao sistema operar com maior velocidade.
9. Além disso, será construída a Linha 14-Ônix (Expresso Aeroporto), que ligará, sem paradas intermediárias, a Estação da Luz ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, com intervalo entre trens de 15 minutos e check-in feito na Luz.
10. Na Baixada Santista, começará a funcionar o metrô leve (VLT), uma solução moderna e de acordo com a vocação turística da região.
11. Ao todo, 235 mil toneladas de poluentes serão retiradas da atmosfera. Os benefícios à qualidade do ar serão ampliados com o ônibus movido a etanol, que está sendo testado no Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara e com o ônibus a hidrogênio, cujo protótipo começa a ser testado ainda este ano, no mesmo corredor.
12. Com um total de recursos mais de quatro vezes superior ao investido na última década, o Plano de Expansão permitirá a requalificação urbanística e o crescimento econômico das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista, o núcleo mais dinâmico da economia nacional, com 67 municípios e 23,7 milhões de habitantes, constituindo-se em um fator decisivo para o desenvolvimento econômico da região, do Estado e do País.
13. A implantação do Corredor Noroeste de ônibus, com 32,7 km de extensão, ligará as cidades de Campinas, Hortolândia e Sumaré. A iniciativa promoverá a estruturação do transporte metropolitano na RMC; promoção do crescimento das cidades da RMC; integração dos sistemas de transporte existentes; viagens mais rápidas, seguras e confortáveis; requalificação urbana com a integração regional; melhoria das condições ambientais; de segurança; acessibilidade; e conforto dos usuários, favorecendo os deslocamentos da população da RMC com a integração e novas opções de destino (municipal, metropolitano e rodoviário). Até agosto, serão entregues os terminais metropolitanos de Campinas e Hortolândia. Na segunda fase estão previstas reformas nos terminais de Nova Odessa e Americana.
14. No entanto, de todos os benefícios que o Plano de Expansão irá proporcionar, talvez o mais significativo seja a diminuição do tempo de viagem, melhorando de maneira objetiva o deslocamento e, conseqüentemente, a vida das pessoas. Para se ter uma idéia, o passageiro que utiliza na ida e na volta o trecho entre Largo Treze e Sé, ganhará quase duas horas, diariamente. Entre Vila Prudente e Santo Amaro, serão mais de três horas. Da USP Leste a Pinheiros, mais de uma hora e meia.
Da CPTM