Confira o esquema das repartições públicas no 3º jogo do Brasil na Copa
Transportes do Estado antecipam horário de pico para atender torcedores
As repartições públicas do Estado vão encerrar o expediente às 14 horas nesta quinta-feira, 22 de junho, dia do 3º jogo da Seleção Brasileira na Copa da Alemanha. Apenas os serviços essenciais, como hospitais, delegacias, trens e Metrô, continuam atendendo, mesmo durante o horário do jogo.
O fechamento das repartições públicas foi autorizado pelo governador Cláudio Lembo, em decreto assinado no último dia 5 e publicado em 6 de junho no Diário Oficial.
A medida também é válida para os jogos das próximas etapas do campeonato, caso o Brasil se classifique.
As horas não trabalhadas deverão ser compensadas pelos servidores (1 hora diária), observada a jornada de trabalho e sob a determinação do superior hierárquico. A não compensação das horas de trabalho acarretará descontos na folha de pagamento.
Esquema especial dos transportes
Todo o sistema de transportes do Estado (Metrô; Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM; e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU) colocará à disposição dos usuários frota máxima antes do início da partida. Durante o horário do jogo, os trens da CPTM e do Metrô e os ônibus da EMTU continuam funcionando, porém, com intervalo maior entre os carros.
O Metrô implantará um esquema de circulação diferente do adotado nos dois primeiros jogos da Seleção Brasileira. Nesta quinta-feira, o horário de pico será antecipado mais ainda e começará às 13h30. Os usuários terão à disposição toda a frota de trens até às 16 horas.
A nova estratégia foi definida porque o número de usuários ficou acima do esperado entre 14h30 e 15h30, pela coincidência no horário de saída dos funcionários de lojas, bancos e escritórios. Isso acarretou a formação de longas filas para entrada nas estações Consolação, Trianon-Masp, Brigadeiro, Anhangabaú, República e São Bento.
Para este jogo, o Metrô também enviou ofício à Federação Brasileira dos Bancos e à Associação Comercial de São Paulo solicitando que seja analisada a possibilidade de recomendar aos afiliados das instituições que seja antecipada a dispensa dos trabalhadores. O objetivo é evitar a concentração de pessoas no mesmo horário e possibilitar que a população retorne para as residências com segurança, tranqüilidade e conforto.
Além de reforçar a frota em circulação, também haverá aumento no quadro de funcionários do corpo de segurança e de serviço nas estações. Vale lembrar que o embarque de usuários portando bebidas alcoólicas não é permitido no Metrô.
Por medida de segurança, nos dias em que houver shows musicais no Anhangabaú, o Metrô fechará por volta das 18 horas o acesso à estação São Bento, localizado no Vale do Anhangabaú. Os outros três acessos a esta estação, que ficam localizados nas ruas Boa Vista e São Bento e na Ladeira Porto Geral, permanecerão abertos.
A CPTM também antecipará o horário de pico e reduzirá os intervalos entre as composições a partir das 12 horas na Linha C (Osasco-Jurubatuba) e das 13 horas nas demais linhas (A, B, D, E e F). O esquema será mantido até o início do jogo, às 16 horas.
Caso haja aumento de demanda depois do fim da partida, a CPTM colocará mais trens em operação. A medida beneficiará torcedores que optarem por assistir à competição nas empresas ou nos telões espalhados pela cidade.
O horário de pico da EMTU também será anticipado para às 13 horas nas cerca de 600 linhas intermunicipais que atendem os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. A empresa vai operar com 100% da frota até às 16 horas.
O mesmo esquema será adotado para as linhas do Corredor Metropolitano São Mateus /Jabaquara, que atende aos municípios do ABC (São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema).
A Ouvidoria da EMTU, que atende pelo telefone 0800.019.00.88, funcionará até às 14 horas. Este serviço informa o itinerário das linhas, tarifas, além de registrar sugestões e reclamações dos clientes do sistema de transporte metropolitano por ônibus.
Também funcionarão até às 14 horas os postos públicos de acesso gratuito à Internet (Programa Acessa São Paulo), loc
06/22/2006
Artigos Relacionados
Confira o esquema das repartições públicas no 3º jogo do Brasil na Copa
Repartições públicas terão esquema especial durante jogos da Seleção Brasileira na Copa
Repartições públicas terão esquema especial durante jogos da Seleção Brasileira na Copa
Governador determina fechamento das repartições públicas durante jogos da Seleção Brasileira na Copa
SP tem esquema especial para jogo Brasil x Uruguai
Serviço: CPTM monta esquema especial para o jogo Brasil x Japão