Confira os eventos programados para o Dia Internacional da Mulher em todo o País



São Paulo (SP)
No 8 de março, as mulheres estão nas ruas, em luta contra a violência, pela igualdade, liberdade e por mais direitos! Concentração a partir das 9 horas no vão livre do MASP (Avenida Paulista, 1578 – próximo ao metrô Trianon-Masp). Trajeto: Paulista, Consolação até a Praça Roosevelt.

Campinas (SP)
Concentração às 9h na Estação Cultura, seguida de Caminhada das Mulheres pela Rua 13 de Maio – “8 de Março dia Internacional de Luta das Mulheres”, com eixo no combate à violência.

Belo Horizonte (MG)
Bloco de Carnaval “As Desobedientes do Ritmo, mulheres na rua”, concentração 8h na Praça Afonso Arinos. As pautas são: plebiscito, contra a exploração sexual das mulheres na Copa do Mundo, legalização do aborto e acesso às creches.

Rio de Janeiro (RJ)
Ato será nos Arcos da Lapa, região central, com concentração às 13h. O mote é: “Basta de violência contra a mulher! Chega de Machismo, Racismo, Lesbo/Trans/BiFobia e dinheiro para a Copa!”.

Parintins (AM)
Tema: Mulheres invisíveis também têm direitos. Local: Presídio Público. Horário: 8 da manhã. Debate com as presidiárias sobre as Origens do 8 de Março e Palestra “Os Fundamentos da Violência contra as Mulheres”.

Mossoró (RN)
Ato Público às 8h na Praça do Pax. Haverão mulheres urbanas e rurais da região oeste, das cidades de Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado, Tibau, Caraúbas, Carnaubais, São Rafael, Apodi, Serra do Mel, Mossoró, Assu, São Miguel do Gostoso, entre outros.

Aracaju (SE)
Ato no dia 11/03, com concentração às 9h na Praça General Valadão. Haverá caminhada pelo calçadão do centro da cidade e ato final na Câmara de vereadores de Aracaju, onde a Marcha Mundial fará uma fala na tribuna livre em cima de três pautas: Plebiscito, violência contra mulher e creche.

Porto Alegre (RS)

Bloco Feminista 8 de março: Carnaval pelas ruas da Cidade Baixa, das 18 às 22h. Concentração às 17 horas na rua João Alfredo com a Joaquim Nabuco.

9 de março: Mulheres ocupando as praças em todas as cidades do RS. As mulheres vão organizar bancas para falar, principalmente para as mulheres, sobre a Reforma do Sistema Político e levar informações e pautas das mulheres.

12 de março (quarta-feira): ações de rua e formação feminista em parceria com a Via Campesina. Local da concentração: Parque da Harmonia (perto dos galpões). Hora: 9h.

Belém (PA)

“Mulheres botam o bloco na rua contra todos os tipos de violência”.
Às 9h, saindo da escadinha da Estação das Docas até a Praça do Relógio.

Salvador (BA)
O núcleo Zeferina da Marcha Mundial das Mulheres fará intervenções urbanas e batucada feminista no sábado, às 9h, na Praça da Piedade. Como parte das atividades do mês de março, no dia 17 haverá um ato unificado em conjunto com as trabalhadoras rurais acampadas.

Ceará
A Marcha Mundial das Mulheres realiza, em todo Ceará, diversas atividades para reafirmar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, como um dia de luta contra o machismo, a violência e a opressão cotidiana contra as mulheres.

Fortaleza (CE)

Em Fortaleza, a data será marcada por uma manifestação no centro da cidade. As mulheres farão uma grande passeata a partir das 8 horas deste sábado, com concentração na Praça da Bandeira. O tema do ato será: “Mulheres na rua, a nossa luta é todo dia”. A Marcha trará como pauta a mercantilização do corpo e da vida das mulheres, denunciando que “o Mundo não é mercadoria, as mulheres também não!”.

Brasilia (DF)
O 8 de março em Brasília será comemorado a partir das 10h no Espaço Cultural da Estrutural com oficina da Batucada feminista. Com o lema “O mundo não é uma mercadoria, as Mulheres também não. Às 14h haverá uma roda de conversa com o tema: A cultura do machismo, o machismo na cultura.

Na cidade-satélite de Ceilândia, o evento Grafitti pelo Fim da Violência Doméstica, patrocinado pelo Instituto Avon, realiza oficinas onde o graffiti é ferramenta de comunicação para a promoção da Lei Maria da Penha, do Disque 180 e do fim da violência doméstica

Cuiabá (MT)
A mobilização do Dia Internacional da Mulher contará com atendimento jurídico da Defensoria Pública do Estado de MT e Feira de Economia Solidária – Centro de Comercialização da Ecosol, e debaterá o Plebiscito da Reforma Política, além da Campanha de Prevenção ao Tráfico Humano e Trabalho Escravo.

Manaus (AM)

Cidade realiza a 1ª Corrida da Mulher Amazônica é realizada em Manaus
Acesse mais informações sobre o evento.

Conselheiro Lafaiete (MG)

O evento acontecerá na praça Tiradentes, no centro de Lafaiete, de 16h às 20h. Na programação apresentações culturais, dicas de saúde e sorteio de brindes. O evento é aberto a todos e as atividades serão gratuitas.

Goiás

Acesse a programação completa em várias cidades do estado

Campo Grande (MS)

Patrulha Maria da Penha, com atendimento e monitoramento de mulheres vitimas de violência doméstica e familiar que estejam sobre medida protetiva. E outras atividades.

Local: Praça do Rádio 
Horário: a partir das 9h 

Mato Grosso

Confira a vasta programação do "Março Sempre Mulher"

Tocantins

Acesse a lista completa de eventos do estado