Congresso celebrará data da Aliança Democrática
O pacto político que formou a chamada Aliança Democrática, feito no dia 7 de agosto de 1984, concluiu o processo de abertura política e de -uma robusta e sólida democracia no país-, afirmou o senador Marco Maciel (PFL-PE). Para celebrar a data, Maciel apresentou requerimento solicitando a realização de uma sessão especial do Congresso, em agosto do próximo ano.
-A Aliança Democrática foi o pacto firmado, como diz o preâmbulo do Compromisso com a Nação, com o objetivo de permitir a reinserção do país no estado de direito e convocar uma Constituinte destinada a elaborar uma nova lei fundamental para o Brasil-, diz o senador no requerimento. Ele lembra que os signatários desse documento - Ulysses Guimarães, então presidente do PMDB; Tancredo Neves, então governador de Minas Gerais; Aureliano Chaves, na época vice-presidente da República; e Marco Maciel, senador por Pernambuco - buscavam promover o desenvolvimento econômico e a justiça social.
Segundo Maciel, esse pacto permitiu ainda a formação da coligação aberta a diferentes partidos para eleger Tancredo Neves presidente da República e José Sarney (atual presidente do Senado) vice-presidente, no colégio eleitoral que se reuniu no dia 15 de janeiro de 1985.
09/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan: Congresso vai defender 'manifestação democrática da maioria'
Congresso poderá mudar data de posse do presidente da República
Museu do Tietê celebrará aniversário do rio
Brasil celebrará no próximo dia 20 o Dia Nacional da Consciência Negra
D.EVARISTO ARNS CELEBRARÁ MISSA DE ENCERRAMENTO DO ANO LEGISLATIVO
Plenário celebrará 23 anos de criação de Amapá, Roraima e Tocantins