Congresso de agroecologia irá debater a saúde do planeta



Principal evento científico em agroecologia do Brasil, o VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia terá o tema Cuidando da saúde do planeta. O evento, cuja primeira edição foi realizada há dez anos, vai reunir representações de agricultores e agricultoras familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais, estudantes, pesquisadores, profissionais e consumidores para debater, refletir e trocar experiências do conhecimento agroecológico, com foco no desenvolvimento rural, mais justo e sustentável. Nesta edição, o congresso retorna a Porto Alegre (RS), de 25 a 28 de novembro. 

Este é o primeiro Congresso após a instituição da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica e do Plano Brasil Agroecológico. Na avaliação do secretário da Agricultura Familiar do ministério, Valter Bianchini, o evento contribui para o avanço das metas do Plano. “É um grande encontro com parceiros que tem contribuído muito para que a agroecologia avance, realmente, como uma alternativa de uma agricultura mais sustentável para o nosso Brasil Rural, para nossa agricultura familiar”, destaca. 

Parceiro do evento há várias edições, o MDA participa nesta edição com um estande, facilitando diálogos com os congressistas e ampliando os conhecimentos no Plano Agroecológico. Outra atividade é a realização de uma oficina com representantes dos núcleos de agroecologia das instituições de ensino apoiados pelo ministério. 

“A ABA, junto a outros parceiros, esteve com o governo elaborando o Plano e, agora, nos dá a oportunidade de debater as metas e iniciativas estabelecidas neste primeiro congresso após o Plano elaborado”, afirma o coordenador de Formação do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, Cassio Trovatto. 

Programação 

Na programação do evento estão, além dos relatos de experiências, palestras, painéis, oficinas, mostra de fotografias e vídeos, reuniões e encontros de grupos de interesse relacionados com o tema da Agroecologia. Nos painéis e apresentações serão debatidos temas como Agroecologia e Saúde Humana; uma nova visão de Economia; a importância da diversidade para a Saúde do Planeta; o papel da Agroecologia como base para a Educação e; a Saúde dos Agroecossistemas. 

Promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), o evento propõe aos participantes uma reflexão crítica das bases teóricas e práticas de se constituir novas relações de produção, meio ambiente e de mercados, com bases nos princípios da agroecologia. 

Serviço 
VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia 
Data: 25 a 28/11 (segunda a quinta-feira)
Horário: 8h30 às 18h
Local: PUCRS - Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



25/11/2013 13:31


Artigos Relacionados


Congresso de Agroecologia segue até quinta-feira (28)

Congresso brasileiro debate agroecologia e produção orgânica

Avanços e desafios da Agroecologia ganham foco em congresso

Congresso adere à Hora do Planeta

Congresso participou no sábado da Hora do Planeta

No sábado, Congresso Nacional ficará às escuras pela Hora do Planeta