Congresso deve deixar votação de vetos presidenciais para 2013



VEJA MAIS

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), informou que o Congresso Nacional não realizará mais a sessão que estava prevista para as 19h desta quarta-feira (19) para analisar os vetos presidenciais. Marco Maia disse também que o Orçamento de 2013 também não será votado este ano.

A decisão foi tomada em encontro que reuniu o presidente do Senado e do Congresso, José Sarney, a vice-presidente do Congresso, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), além de líderes partidários. A próxima sessão do Congresso deve ocorrer no dia 5 de fevereiro de 2013.

Ao sair da reunião, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), anunciou que as votações dos mais de três mil vetos presidenciais devem ficar para 2013.

Participou da reunião o senador Wellington Dias (PT-PI), autor da Lei dos Royalties, que mudou as regras para a distribuição de royalties, vinculando-as às do Fundo de Participação dos Estados. O texto foi sancionado com vetos pela presidente da República, Dilma Rousseff, para preservar os contratos em vigor e as receitas dos estados produtores de petróleo.

Para derrubar o veto parcial de Dilma à Lei dos Royalties, parlamentares de estados não produtores propuseram a votação em globo dos 3.060 vetos presidenciais. A medida se tornou necessária do ponto de vista dos não produtores após a liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, impedindo que o veto parcial à Lei dos Royalties fosse analisado com urgência, antes dos demais.

Sarney, por sua vez, anunciara a apresentação de recurso ao STF pelo Congresso, para reverter a decisão de Fux, posteriormente convocando sessão para votar todos os vetos presidenciais.

Comissão de Orçamento

O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), disse que, mesmo com o adiamento, pelo Congresso, da votação da proposta orçamentária para o ano que vem, tentará terminar a tramitação da matéria na comissão. Pimenta anunciou a realização de reunião da CMO para votar o Orçamento na manhã desta quinta-feira (20).



19/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso deve ter agenda de votação de vetos presidenciais

Votação aberta para vetos presidenciais foi destaque em 2013

Congresso realiza sessão para votação de vetos presidenciais

Congresso adia para 2013 sessão para apreciar vetos presidenciais

Começa votação de vetos presidenciais no Congresso

Congresso deve apreciar vetos presidenciais