Congresso homenageia mulheres com sessão solene e entrega prêmio Bertha Lutz



Com chuva de pétalas de rosas e canções, o Congresso celebrou, nesta quinta-feira (9), em sessão solene, o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Na ocasião, cinco mulheres que se destacaram na defesa da cidadania, dos direitos humanos e políticos das mulheres brasileiras receberam o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2005/2006. As homenageadas foram: a sobrevivente das Ligas Camponesas na Paraíba Elizabeth Altino Teixeira; a trabalhadora rural Geraldina Pereira de Oliveira; a advogada e deputada estadual de São Paulo Rosmary Corrêa; a funcionária pública federal Jupyra Barbosa Ghedini; e a pajé Yawanawa Raimunda Putani.

VEJA MAIS

A sessão foi aberta pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, que logo anunciou as agraciadas com o prêmio Bertha Lutz para, em seguida, comunicar a composição da Mesa. Estavam presentes sua mulher, Maria Verônica Calheiros; a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT); a deputada Laura Carneiro (PFL-RJ); a ministra-adjunta da Secretaria Especial de Política para as Mulheres, Maria Laura; a embaixadora da Palestina, Mayada Bamie Abbassi; e Marisa Gomes Alencar, mulher do vice-presidente José Alencar.

Em seguida, a cantora Célia Porto, acompanhada pelo pianista Rênio Quintas, interpretou as canções Chafariz e Tororó. Depois da entrega dos prêmios, cantou Curumim. A pajé Yawanawa Raimunda e sua irmã Kátia, que viajaram de canoa, carro e avião por mais de um dia do Acre para chegar a Brasília, também entoaram um canto em homenagem às mulheres do país, emocionando a platéia.

- É muita emoção para o Senado da República do nosso país - disse a senadora Serys, que presidia a Mesa. O senador Tião Viana (PT-AC), encarregado de entregar o diploma Bertha Lutz à pajé, também elogiou o canto, dizendo que era muito bonito.

Diante de um Plenário enfeitado com flores, a presidente do Conselho Mulher-Cidadã Bertha Lutz no Senado, Serys Slhessarenko, anunciou os prêmios e chamou, uma a uma, as agraciadas. A deputada federal Lucia Braga (PMDB-PB) entregou o diploma para a primeira premiada, Elizabeth Altino Teixeira, que recebeu a placa comemorativa das mãos da deputada estadual Iraê Lucena (PB). Em seguida, Geraldina Pereira de Oliveira recebeu o diploma da senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) e a placa da jornalista Jane Godoy.

Marisa Gomes Alencar entregou o diploma Bertha Lutz para Jupyra Barbosa Ghedini e Verônica Calheiros lhe passou a placa. Para Rosmary Corrêa, a entrega do prêmio foi feita pela ministra-adjunta Maria Laura e a placa foi entregue pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP). Já a pajé Yawanawa Raimunda Putani recebeu o diploma das mãos de Tião Viana e a placa da embaixadora da Palestina.

Serys anunciou ainda uma homenagem a Marisa Gomes Alencar, que recebeu um presente entregue pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC), e a Maria Laura, que recebeu flores da senadora Heloísa Helena (PSOL-AL). Em seguida, houve uma salva de palmas e uma chuva de pétalas de rosas em homenagem às mulheres brasileiras.

O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1975, na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), para reverenciar o episódio trágico ocorrido nos Estados Unidos, em 1857, quando 129 operárias de uma fábrica têxtil morreram carbonizadas num incêndio, no momento em que faziam greve por melhores condições de trabalho.

Bertha Lutz lutou pelo direito de voto para as mulheres



09/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prêmio Bertha Lutz será entregue em sessão do Congresso em homenagem às mulheres

Prêmio Bertha Lutz será entregue em sessão do Congresso em homenagem às mulheres

Senado homenageia mulheres e entrega Diploma Bertha Lutz

Senado homenageia mulheres e agracia vencedoras do prêmio Bertha Lutz

Congresso homenageia mulheres com Diploma Bertha Lutz

Congresso celebra o Dia Internacional da Mulher e entrega prêmio Bertha Lutz