Congresso internacional de software livre começa dia 18



A Escola de Administração Fazendária (Esaf), do Ministério da Fazenda, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), promovem de 18 a 20 de agosto, em Brasília, a terceira edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi 2010). O evento é aberto ao público, sem ônus para os participantes. A inscrição pode ser feita pelo site do evento.

A proposta central do encontro é promover a troca de experiências e de informações entre instituições da administração pública, sociedade civil organizada e representantes de países parceiros. Serão ao todo 109 palestras, 71 oficinas e 17 painéis seguidos de debates.

Neste ano, o Consegi traz como tema central “Computação em Nuvem”, que é o uso de recursos técnicos descentralizados, disponíveis em rede – como servidores, storages, aplicações e serviços – que podem ser provisionados, configurados e liberados a partir de programações mínimas. Essa forma de trabalho possibilita ao usuário requisitar servidores, espaços em disco de acordo com suas necessidades, sem a presença física de um profissional. O acesso aos serviços pode ser feito por celulares, laptops e PDAs.

Na abertura do evento, o francês Jean Paul Smets Solanes, economista e especialista em patentes de software, falará sobre a construção de uma infraestrutura livre que dê suporte a esse novo modelo tecnológico. Jean Paul é presidente da Nexedi e responsável pela união das empresas Mandriva, Ielo e Tiolivre na Free Cloud Alliance Directory and Guidelines.

Durante três dias, cerca de 4 mil pessoas entre especialistas, profissionais de tecnologia da informação do serviço público e iniciativa privada, além de estudantes e comunidades de conhecimento participarão de palestras, painéis e oficinas, rodada de negócios e desconferências.

Haverá ainda a Tenda Juventude e Cultura com programação direcionada aos jovens das escolas públicas, Pontos de Cultura, telecentros e outras entidades da sociedade civil organizada.

A Tenda é o espaço onde ocorre toda a programação cultural. Estão confirmadas as participações dos Tambores Maracatu Tamnoá, Grupo Atitude, Cia Aticum, Mamulengo Sem Fronteira, Meninos da Ceilândia e Seu Estrelo, numa mistura de maracatu, rap, forró e frevo com mamulengos, bumba-meu-boi e teatro popular.

Os participantes vão discutir as implicações do modelo tecnológico de computação em nuvem (cloud computing) tanto na esfera de governo eletrônico como sua utilização na sociedade civil. 

Já as rodas de conversas contemplarão temas relacionados a tecnologia e cidadania, como cultura digital, lixo eletrônico, economia solidária e direito autoral na cultura digital. Entre os participantes confirmados: TT Catalão, Maria Amaral, do Índios On Line e Mestre TC da Rede Mocambos.

Segundo Marcos Mazoni, presidente do Serpro, a escolha deste tema se deve à sua atualidade. “A capacidade de processamento para serviços devem ser cada vez mais presenciais em qualquer lugar, em qualquer tempo. Avançamos dos antigos ‘bureaus’, em que a comunicação se dava quase que diretamente por sistemas e as repostas eram por relatórios, até o  mundo da internet”.

Com a web, acrescenta, é possível ao cidadão chegar a a serviços mais estruturados atuando internamente no governo. Serviços de governo eletrônico que foram avançando para prestar atendimento em qualquer lugar. “Mas agora precisamos ter uma computação que venha a ser realmente presencial, que a computação esteja disponível efetivamente em qualquer lugar em qualquer tempo. Para isso, a ideia da computação em nuvem: um suporte tecnológico para os serviços em nuvem. Para que possamos avançar, com certeza, qualificando os serviços à cidadania brasileira”.

Estudantes de todo o Brasil acampam no Consegi

Universitários e secundaristas reunidos em caravanas chegarão de todas as regiões do País. A presença dos estudantes é vista pela coordenação do evento como uma forma de ampliar oportunidades de desenvolvimento e capacitação em tecnologia da informação e comunicação, especificamente em ferramentas de código aberto.

As caravanas são organizadas pelas universidades federais e institutos federais de tecnologia. O deslocamento será em ônibus das comunidades acadêmicas. Os estudantes de outros estados tem como opção acampar, sem custos, no Jardim Botânico de Brasília, ao lado da Escola de Administração Fazendária, onde será montada infra-estrutura de transporte, segurança e higienização. Inclusive há uma trilha – a Labiata, ligando o local à Esaf.

Especialistas de diversos países estarão presentes

Infraestrutura, segurança, virtualização, plataformas abertas e aplicações pelo governo são alguns aspectos do novo modelo tecnológico que serão abordados por especialistas de renome internacional, brasileiros e estrangeiros, estarão presentes.

“O Governo e a Nuvem” é tema da palestra do canadense Rueven Cohen,que falará sobre a implementação da nuvem para o governo americano. Consultor de vários países asiáticos, detentor de muitos prêmios, Cohen é um notável em sua área. Mantém o blog elasticvapor, o mais acessado a respeito de computação em nuvem, e é fundador da Enomaly, líder em desenvolvimento de soluções em Computação em Nuvem para Provedores.

Da Coreia do Sul, país detentor de alto desenvolvimento na área de cloud computing e governo eletrônico, vem  Ham Nangoong, diretor do Departamento de pesquisa em nuvem da ETRI, empresa estatal coreana, fará palestra sobre ambiente de trabalho para dispositivos móveis. Outro convidado coreano é  Yukil Yang, responsável pela promoção de uso de Software Livre no governo, por meio da empresa estatal NIPA.

Aspectos das futuras redes IPs na Nuvem  é o tema de Qi Fu, profissional do governo chinês responsável pela experiência de prover infraestrutura para suportar serviços dentro de uma nuvem.

Já o espanhol Constantino Vázquez Blanco, engenheiro especializado em virtualização e grids, falará sobre o Open Nebula, derivação de SL do projeto americano da NASA.

Michael Tiemann, Vice-presidente da RedHat, discorrerá sobre o impacto do Open Source nas arquiteturas de TI. Já  o indiano Jinesh Varia, da Amazon, fará palestra “a Nuvem como a plataforma das plataformas”, expondo como os serviços web da empresa deram suporte à demanda de escalabilidade exigida. 

Outro convidado de destaque é americano Davi Ottenheimer, presidente da flyngpenguin, que atende a clientes do porte da HP e à EDS. Ottenheimer é especialista em segurança. Desenvolveu trabalhos para o Yahoo e para companhias de investimento, o que colocou a proteção de milhões de dólares em ações entre suas responsabilidades. O tema de sua palestra será Computação Forense e Investigação na Nuvem.

Plataformas abertas em Cloud Computing é o tema do também americano Dave Nielsen, profissional de Web Services que orienta programas de alto nível para empresas como PayPal e Strikeiron.  Fundador da CloudCamp, é especialista em estratégias para desenvolvimento e marketing de produtos em TIC. Além da palestra, Nielsen será responsável por uma oficina de treinamento  na qual demonstrará como desenvolver uma Nuvem Privada utilizando ferramentas livres como Eucalyptus.

O Consegi também terá especialistas da Argentina, Uruguai, Paraguai, India, Espanha, Peru, Cuba, São Tomé e Príncipe, Equador e Venezuela.

Fonte:
Serpro







15/08/2010 23:43


Artigos Relacionados


Congresso Internacional Software Livre começa nesta quarta (18)

Congresso Internacional Software Livre começa nesta terça-feira em Belém (PA)

Fórum Internacional de Software Livre começa nesta 4a. (21)

Abertas inscrições para o III Congresso Internacional Software Livre

Assembléia é convidada a participar de Fórum Internacional Software Livre

Interlegis começa a discutir "software" livre