Congresso Nacional dá início aos trabalhos com foco no Programa de Aceleração do Crescimento



O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pelo governo federal no início da última semana, foi o destaque das mensagens lidas pelas autoridades na abertura dos trabalhos da 53a Legislatura, realizada em sessão solene na tarde de sexta-feira (2), no Plenário do Senado Federal. Na ocasião - uma cerimônia rápida, com cerca de uma hora de duração - , a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, fez a entrega da mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), eleitos na quinta-feira (1o), falaram em nome do Legislativo, enquanto o Judiciário foi representado pela ministra Ellen Gracie Northfleet, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em seu discurso (veja aqui a íntegra), a ministra Ellen Gracie destacou pontos do relatório-geral das atividades do Conselho Nacional de Justiça, ressaltando os esforços em dar conseqüência às medidas aprovadas pelo Congresso para tornar o sistema judiciário mais moderno e racional. Segundo ela, a utilização das tecnologias da informação na rotina dos trabalhos vem permitindo a agilização do fornecimento de respostas à sociedade. A presidente do STF apontou ainda a importância da súmula vinculante, medida que impede que uma mesma questão jurídica receba diferentes interpretações em juízos inferiores.

Na mensagem do Executivo (veja aqui a íntegra), lida pelo 1o secretário do Congresso Nacional (que é o 1º secretário da Câmara), deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que o Programa de Aceleração do Crescimento representa "o passo seguinte da história do país" e que todos os projetos a serem realizados têm por objetivo máximo a meta da estabilidade social. Segundo o presidente, o PAC "depende do discernimento soberano do Congresso para se tornar a agenda da nação", e cabe aos deputados e senadores darem sua contribuição à "distribuição ética da riqueza do país" ao se empenharem na aprovação das matérias que se refiram à implementação do programa.

Num discurso afinado à mensagem presidencial (veja aqui a íntegra), o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, enfatizou a responsabilidade daquela Casa na luta pelo bem-estar dos brasileiros e do seu compromisso de "pensar o Brasil" e elaborar leis pela geração de melhores condições de vida e por uma sociedade mais justa, fraterna e próspera.

Já o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, afirmou em seu pronunciamento (veja aqui a íntegra) que o Congresso deve aprimorar o PAC e "pisar fundo" nas reformas estruturais que proporcionem condições para um crescimento sustentável, igualitário e justo. Ele frisou que, como "caixa de ressonância nacional", o Legislativo deve abrir espaço para todos os agentes defenderem suas convicções. O presidente observou que, como instituição composta por "homens públicos com exata consciência de seu dever e sua responsabilidade para com o país", o Congresso saberá encontrar a "via serena para o crescimento".

Compareceram à cerimônia, além de deputados e senadores, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raphael de Barros Monteiro Filho, o corregedor do STJ, César Asfor Rocha, embaixadores e governadores, entre outras autoridades.

Renan: Congresso deve atuar para estimular o crescimento econômico

Mensagem presidencial ao Congresso aposta no crescimento do país

Ellen Gracie ressalta avanços alcançados no Judiciário

Chinaglia diz que a Câmara facilitará aprovação das medidas do PAC

Cerimônia de instalação da 53ª Legislatura começa com chegada de Renan Calheiros ao Congresso



02/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores analisam medidas do Programa de Aceleração do Crescimento

Senadores comentam medidas do Programa de Aceleração do Crescimento

Programa de Aceleração do Crescimento inaugura esgotamento sanitário em Guarulhos (SP)

Pacto vai evitar conflitos em obras do Programa de Aceleração do Crescimento

Tem início a cerimônia de reabertura dos trabalhos do Congresso

José Sarney dá início aos trabalhos do Congresso