Congresso realiza sessão especial pelo Dia Internacional da Mulher com chuva de pétalas de rosas



Uma chuva de pétalas de rosas brancas e vermelhas - anunciada com entusiasmo pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), ao presidir a Mesa - marcou a sessão especial do Congresso Nacional em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada na manhã desta terça-feira (9). Parlamentares, ministras, militantes feministas, diplomatas e outros convidados participaram da reunião, realizada no Plenário do Senado.

Ao abrir a sessão, o presidente da Casa, senador José Sarney, fez uma saudação especial à mulher política, esta que, como observou, cumpre uma dupla jornada de trabalho, ao cuidar de sua família e ajudar a construir um país melhor. Ele convidou a participar da Mesa as ministras Marina Silva, do Meio Ambiente, e Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, além do presidente da Câmara, João Paulo Cunha.

Durante a cerimônia, foram entregues os prêmios Mulher-Cidadã Bertha Lutz a cinco agraciadas por suas contribuições à causa feminina: a presidente da Fundação Teatro São Pedro, Eva Sopher; a responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher de Roraima, Maria Gleyde Martins Costa; a fundadora do grupo SOS Mulher, Maria Aparecida Schumacher; a defensora pública Mônica Maria de Paula Barroso; e a ex-deputada Zuleika Alambert.

A homenagem às mulheres foi aberta por uma apresentação do Coral do Senado, que cantou o Hino Nacional e a canção Maria, Maria, de autoria de Milton Nascimento e Fernando Brandt. A funcionária Eliane Manhães, integrante do coral, leu ainda da tribuna do Plenário o poema Ofertas de Aninha (Aos Moços), da poetisa goiana Cora Coralina.Em seguida à apresentação, Sarney passou a presidência da sessão à senadora Serys Slhessarenko, que disse nunca ter visto, desde que chegou à Casa, um Plenário "tão bonito e lotado" como o da manhã desta terça-feira. "São as mulheres aqui presentes fazendo a diferença", disse ela.

A senadora agradeceu a Sarney pela criação da comissão especial do Senado encarregada de programar as atividades do Ano da Mulher, em 2004, anunciou a presença na cerimônia do autor do projeto que instituiu a homenagem, deputado Maurício Rabelo, e informou que o presidente da Câmara, João Paulo Cunha, também já estava providenciando a criação de uma comissão especial com o mesmo objetivo.




09/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


(Fotos) - Chuva de pétalas de rosas antes do sepultamento

Congresso faz sessão pelo Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher

Dia Internacional da Mulher tem sessão solene no Congresso

Congresso realiza homenagem ao Dia Internacional da Mulher

DIA INTERNACIONAL DA MULHER SERÁ COMEMORADO EM SESSÃO DO CONGRESSO

Congresso realiza sessão em homenagem à mulher