Conheça seus direitos em bares e restaurantes
Fundação Procon orienta consumidores sobre procedimentos obrigatórios por parte dos estabelecimentos
Cardápio com preços afixados na entrada do estabelecimento, informações claras sobre formas de pagamento e taxa de serviço facultativa. Esses são alguns dos direitos do consumidor em bares e restaurantes. A Fundação Procon de São Paulo, órgão ligado à Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, orienta ainda que, na capital, a Lei Municipal 11.697/94 permite que o consumidor visite a cozinha do estabelecimento e verifique as condições de higiene e limpeza.
LEIA TAMBÉM
Procon orienta sobre fechamento de conta corrente
Procon orienta como bloquear recebimento de ligações de Telemarketing
Logo na entrada do restaurante, deve haver um cardápio com todos os itens e preços. Também deve haver informações claras sobre valores destinados ao couvert artístico. Os petiscos antes da refeição principal só devem ser servidos com autorização prévia do consumidor, de acordo com a Lei Estadual 14.536 /2011.
Deve ainda ficar clara a forma de pagamento aceita pelo estabelecimento: cheque, cartão de crédito, cartão de débito, vale refeição e outros. Todos os estabelecimentos são obrigados a aceitar pagamento em papel moeda. A taxa de serviço no valor de 10% da conta é opcional. Serviços mal prestados, comida com sabor ou odor estranho, sujeira e outros problemas durante a refeição devem ser questionados pelo cliente.
Do Portal do Governo do Estado
09/05/2012
Artigos Relacionados
Clientes devem exigir seus direitos em bares e restaurantes
Procon orienta sobre os direitos do consumidor em bares e restaurantes
Conheça seus direitos sobre a compra de gás de cozinha
Conheça seus direitos em caso de cancelamentos de voos
HC lança cartilha Conheça os seus Direitos e Benefícios
Novos bares e restaurantes cadastrados no DF e em GO