Consciência negra precisa ir além da data cívica, diz Rollemberg
Em pronunciamento em Plenário, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) saudou a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra. Ele disse que a data comemorativa precisa ir além do seu sentido simbólico, pois se refere a uma dívida cívica e a uma exclusão cotidiana, real e ainda explícita na sociedade.
- Não é possível achar que o racismo é algo 'tácito e casual', quando sabemos que 75% do total dos homicídios cometidos contra jovens têm pessoas negras como vítimas - disse Rollemberg, citando o Mapa da Violência 2012, elaborado pelo Instituto Sangari em conjunto com o Ministério da Justiça.
Para Rollemberg, os números se mostram ainda mais graves quando se observa que a soma de homicídios em dez países que lidam com conflitos armados, como o Irã e o Afeganistão, ainda é menor que o total de homicídios ocorridos no Brasil. Apenas em Brasília, afirmou, morrem cinco vezes mais negros que brancos em crimes violentos, ressaltou Rollemberg, novamente citando o Mapa da Violência 2012.
O senador reconheceu que a política das cotas raciais foi um dos avanços mais importantes dos últimos anos, mas observou que o desafio ainda é maior na luta pela quebra dos preconceitos, visto que o racismo ainda resiste, mesmo na arte, em que a questão não é tratada de forma profunda.
Ele disse que houve importantes avanços sociais com o ex-presidente Lula (2003-2011), consolidados pela presidente Dilma Rousseff. Citou o crescimento da chamada nova classe média; o aumento da renda da população negra e parda, e sua maior participação no mercado formal de trabalho e acesso à educação; o aumento real do salário mínimo; e os programas de transferência de renda como o Bolsa Família, entre outros.
20/11/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rodrigo Rollemberg homenageia os negros pelo Dia Nacional da Consciência Negra
Dia Nacional da Consciência Negra
Ações marcam dia da Consciência Negra
Dia da Consciência Negra é celebrado em Alagoas
Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro
Agenda do CIC aborda Dia da Consciência Negra