Consea divulga carta aberta sobre segurança alimentar
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) divulgou nesta segunda-feira (20), em Brasília (DF), a "Carta Aberta aos Candidatos e à Sociedade Brasileira". No documento, o órgão convoca candidatos a aderirem à causa da segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação.
De acordo com o Consea, os temas devem ser incluídos nos programas de governo (no caso dos candidatos a governador e presidente) e nas ações e projetos no Congresso Nacional e Assembléias Legislativas (para os candidatos a deputado e senador).
O conselho defende "profundas alterações nos modos de produzir e comercializar alimentos" e cita como "imperiosos" o controle dos agrotóxicos e transgênicos, a moratória da chamada tecnologia terminator e a regulamentação da publicidade de alimentos, entre outros.
De acordo com o órgão, "apesar dos avanços alcançados na última década, ainda resta ao País superar a situação de insegurança alimentar que assola uma parcela da nossa população, sobretudo os grupos sociais vivendo em pobreza extrema".
Segundo a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Amostragem (PNAD), divulgada pelo IBGE no início do mês de setembro, o sobrepeso atinge 49% da população adulta brasileira. O Consea apoia a regulamentação da publicidade de alimentos e a adoção de "fortes ações educativas para a prevenção e o enfrentamento dos males de saúde provocados pela má-alimentação".
O documento está disponível para acesso no site do Consea.
Fonte:
Consea
21/09/2010 21:05
Artigos Relacionados
Consea participa de workshop sobre segurança alimentar em Roma
Consea discute Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na quarta-feira
Dilma espera do Consea colaboração para combater os desafios na segurança alimentar
Ospa divulga carta aberta ao governador relatando as suas dificuldades
Carta de Segurança Operacional divulga boas práticas na aviação civil
PE realiza 4ª Conferência+2 sobre segurança alimentar