Conselho Ibero-americano de Esporte vai fortalecer combate ao doping



Reunido no Rio de Janeiro, o Conselho Ibero-americano de Esporte (CID) elege nesta terça-feira (3), para um mandato de dois anos, seus novos dirigentes, que terão como principal desafio o fortalecimento do combate ao doping. Segundo o atual presidente do CID e diretor Nacional de Esporte do Uruguai, Ernesto Irurueta, o doping já é tratado com tolerância zero pelo conselho. “Mas a América do Sul precisa se unir mais na luta contra a dopagem de atleta”, advertiu. 

Os países-membros do CID participam da XVII Assembléia Geral do Conselho, um dos cinco eventos dos organismos esportivos internacionais, que estão sendo realizados no Rio de Janeiro até quarta-feira (4). 

Outro ponto de atenção do CID é a inserção cada vez maior da mulher no esporte. “Entendemos que a mulher deve alcançar níveis superiores de prática esportiva e estar presente em mais modalidades esportivas”, avaliou Irurueta. 

Ainda na assembleia desta terça-feira, está prevista a assinatura de um convênio bilateral desportivo entre os países e a escolha da sede da próxima assembleia do Conselho Ibero-americano de Esporte, que também vai eleger sua nova presidência. 

 

Diretrizes no Brasil 

No Brasil, segundo o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, a expectativa é ampliar o acesso ao esporte, transformando-o em um canal de formação da cidadania das crianças e adolescentes. Na reunião do CID, em que representou o ministro Orlando Silva, o secretário afirmou ainda que outra diretriz é buscar a performance máxima de atletas do alto rendimento. 

Aos 22 países-membros do CID, o secretário discorreu sobre o programa “Esporte e Lazer na Cidade”, que já tem 2,2 milhões de participantes em todo o País, e a ampliação da infraestrutura esportiva, que, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem como meta disponibilizar, até 2014, equipamentos poliesportivos a dez mil escolas públicas que possuem mais de 500 alunos. Ainda pelo PAC, de acordo com Waldemar, serão construídas 800 praças para convivência coletiva nas comunidades brasileiras. 

 

Fonte:
Ministério do Esporte



03/05/2011 16:29


Artigos Relacionados


Nicarágua assume presidência do Conselho Ibero-americano de Esporte

Assembleia do Conselho Americano de Esporte será realizada no Rio de Janeiro

Lei institui 15 de janeiro como Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping

USP é primeira colocada em ranking ibero-americano

Memorial: III Congresso Ibero-Americano Educarede

Organizadores fazem balanço do 3º Encontro Ibero-Americano