Conselhos de mais de 50 cidades se reúnem em PE



Representantes de mais de 50 municípios dos estados do Nordeste e de Roraima participaram, entres os dias 3 e 4 de outubro em Recife (PE), do Encontro Regional de Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e foi realizado no hotel Onda Mar 2012, na capital pernambucana.

Gestores da região participaram de painéis com foco no controle social em tempos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e na implementação do Plano Viver sem Limite na região. Foram realizadas ainda oficinas temáticas para a construção coletiva de estratégias para ampliação e o fortalecimento de Conselhos Municipais e estaduais de defesa de direitos da pessoa com deficiência.

Ao final do encontro foi aprovada a Carta da Região Nordeste que propõe um conjunto de diretrizes para fortalecimento dos conselhos estaduais e municipais na região. Dentre eles, a capacitação dos conselhos, a troca de informações para compartilhar experiências e o financiamento para manutenção dos conselhos.

Acesse a carta na íntegra

A mesa de abertura do evento contou com a participação da coordenadora da Comissão de Articulação do Conade, Naira Rodrigues; a Superintendente Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, Rose Maria Santos; o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Natal, Fernando Gaburi; a Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Pernambuco, Mossana Cavalcanti e o Secretário Executivo de Direitos Humanos de Jaboatão dos Guararapes, Marcelo Gadelha.

Fonte:

Secretaria de Direitos Humanos



09/10/2013 12:44


Artigos Relacionados


Prefeitos de 250 cidades se reúnem para assistir musical

Governo quer conselhos tutelares funcionando 24h em cidades-sede da Copa

Cidades-sede se reúnem para discutir Brasil Voluntário

Conselhos da Criança e do Adolescente terão investimentos de mais de R$ 1 milhão

Olimpíadas Escolares reúnem mais de 3 mil atletas em Fortaleza

Carta de Belém pede criação de mais conselhos na região Norte