Consórcio retoma obras no aeroporto de Goiânia
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) anunciou nesta quarta-feira, 18/9, a retomada das obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva. Serão R$ 246,2 milhões em investimentos nas novas instalações, com inauguração prevista para março de 2015.
Paralelamente às obras, a Infraero e o consórcio Via/Odebrecht trabalham no projeto executivo e de orçamento da infraestrutura do novo terminal, que abrange pistas de taxiamento, pátio de aeronaves e estacionamento com capacidade para receber 682 veículos. Os documentos estão em elaboração e deverão ser enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) até o fim do ano. Se aprovados, os projetos serão executados pelo consórcio, e deverão ser entregues junto ao novo terminal de passageiros.
Quando concluído, o novo terminal de passageiros permitirá ao Aeroporto de Goiânia receber até 8,6 milhões de passageiros por ano, com uma demanda estimada em 4,8 milhões de embarques e desembarques para 2014, além de abrigar 60 pontos de lojas, drogarias, praça de alimentação, caixas eletrônicos, casas de câmbio e agências de turismo e Correios.
O terminal terá dois andares e uma área de 34,1 mil m², com quatro pontes de embarque, 23 balcões de check-in, 11 elevadores, quatro escadas rolantes, três esteiras de bagagem e sete canais de inspeção para raios-X e detectores de metais.
Segunda fase de obras
Além dos projetos já aprovados pelo TCU e em fase de elaboração pelo consórcio licitado, as obras de ampliação do aeroporto preveem ainda uma segunda fase, a ser concluída até 2020. Serão construídos mais cerca de 7 mil m² em área para o terminal de passageiros, que passará a contar com mais quatro pontes de embarque e escadas rolantes, balcões de check-in e canais de inspeção de bagagens adicionais.
Para esta segunda fase, a Infraero planeja realizar somente mais um processo de licitação para a obra, uma vez que os projetos de infraestrutura e orçamento já estão em elaboração pelo consórcio Via/Odebrecht, conforme acordo firmado em 2012.
Fontes:
Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República
19/09/2013 17:24
Artigos Relacionados
Consórcio vence 1º leilão para concessão de aeroporto com lance de R$ 170 mi
Metrô: Consórcio responsável pelas obras da Linha 4 vai pagar despesas das vítimas do acidente
Consórcio da Usina de Belo Monte aguarda 'solução conciliadora' para início das obras
Covas retoma obras do Hospital Sapopemba
(Flash) - Covas retoma obras do Hospital de Sapopemba
Vistoria: Metrô e Consórcio Via Amarela acompanham vistoria de deputados nas obras da Linha - 4