Consulta ao relatório do Sincov já está disponível
Já está disponível para consulta o Relatório Técnico da oficina de aprimoramento do Sistema de Gestão de Convênios, Contratos de Repasse e Termos de Parceria (Siconv), realizada em agosto de 2013 pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI/MP), em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
O Relatório reflete o acúmulo de três dias de trabalho, quando foram coletadas as principais críticas, demandas e sugestões dos usuários do Siconv. Foram compiladas, ao todo, 199 sugestões de melhoria. O documento elenca as contribuições e indica como serão incorporadas ao sistema. Para facilitar o entendimento e a operacionalização dos dados, foram criadas cinco categorias:
a) Atendimento - questões de atendimento ao usuário;
b) Capacitação - propostas referentes à necessidade de capacitação dos usuários do Sistema;
c) Evolutiva - propostas com indicação de evolução das funcionalidades existentes;
d) Melhoria - sugestões referentes à funcionalidade existente;
e) Normativo - sugestões de alteração das normas relativas aos convênios, contratos de repasses e termos de parcerias.
Em um segundo momento, as sugestões foram classificadas de acordo com o estágio para o atendimento da demanda: (a) atendida, quando a sugestão se refere a uma funcionalidade já existente, mas que será promovida por ações de capacitação; (b) previstas no plano de ação, quando se trata de proposta já contemplada em ações programadas para a melhoria do Siconv; (c) sob demanda, quando a sugestão foi classificada como nova potencialidade/funcionalidade da ferramenta; (d) resolução interna, quando se refere a uma possibilidade de avanço na plataforma que, no entanto, deve ser aprofundada pela equipe da SLTI; e (e) repetidas, quando as sugestões são similares a outras já classificadas nas categorias anteriores.
As classificações propostas resultaram em 46 sugestões já atendidas pela ferramenta, 41 já previstas no plano de ação da Secretaria responsável pelo Siconv e 55 sob demanda de novos estudos e análises. Foram 33 as propostas classificadas como de resolução interna e outras 24 repetidas entre si. O Relatório Técnico revela ainda que das sugestões categorizadas como previstas no plano de ação, 20 (cerca de 50% do total) estão em fase de implementação para os próximos seis meses.
As informações trazidas são complementadas pelo Relatório de Contribuições Virtuais, elaborado pela Secretaria-Geral da Presidência da República. O documento sistematiza as sugestões e propostas dadas pelos usuários da plataforma online do Observatório Participativo da Juventude (Participatório) durante o terceiro dia do evento. A participação online contou com quase 300 internautas, espalhados por diversas cidades do país.
De acordo com a assessora especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, Laís de Figueirêdo Lopes, as iniciativas comprovam a importância da participação social para a Administração Pública. “O espaço de escuta da sociedade no governo deve ser permanente e cada vez mais fortalecido. A visão do usuário e do beneficiário da política pública é fundamental nesse processo, uma vez que suas expectativas e opiniões estão diretamente relacionadas aos resultados esperados de iniciativas promovidas pelo governo federal. No caso do Siconv, a colaboração dos usuários garante que o sistema de celebração de parcerias – normativo ou tecnológico – seja permanentemente atualizado para estar em consonância com as necessidades dos envolvidos”, explica a assessora.
A oficina de aprimoramento do Siconv integrou as ações da agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), cujo objetivo é aperfeiçoar o ambiente institucional e jurídico relacionado às organizações e suas relações de parceria com o Estado.
Acesse o Relatório de Contribuições Virtuais
Siconv
Criado em 2008, o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) é o instrumento que gerencia os programas de repasse de recursos da administração federal aos estados, municípios e entidades privadas sem fins lucrativos. O sistema utiliza dados abertos abrigados no Portal dos Convênios e está disponível para o acompanhamento e controle de toda a sociedade.
Participatório
Trata-se de ambiente virtual interativo que articula jovens, pesquisadores, instituições, observatórios, grupos de pesquisa, gestores e movimentos sociais para refletir, debater e apresentar propostas voltadas às políticas públicas. Por meio desta ferramenta, é possível transmitir em tempo real eventos e debates realizados no governo federal e promover debates virtuais com os usuários.
Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da Republica
25/10/2013 17:12
Artigos Relacionados
Já está disponível a consulta ao 4º lote de restituições do IR 2013
Primeira chamada do Prouni já está disponível para consulta
Segunda chamada do Sisu está disponível para consulta
Primeiro lote do IR 2010 está disponível para consulta
Consulta ao penúltimo lote de restituições do IR já está disponível no site da Receita
Marco Civil da internet já está disponível para consulta pública