Consumidores com problemas nos celulares devem procurar Anatel, diz ministro



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, aconselha consumidores que tenham problemas com a rede de celular a denunciar as operadoras à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“As empresas têm obrigação de prestar o serviço, não podem descuidar. Multas pesadas poderão ser aplicadas nesses casos”, disse após participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência.

Segundo Paulo Bernardo, o maior problema é que algumas operadoras estão oferecendo serviços e barateando preços, mas não estão fazendo os investimentos correspondentes. “Vendem 1 milhão de celulares, mas com infraestrutura para 600 mil”, disse.

Para tentar reduzir os problemas enfrentados por usuários de diversas operadoras, o governo deve lançar um plano de incentivo para a construção de redes de telecomunicações. “Vamos tirar impostos para a construção dessas redes, exigindo que as empresas façam investimentos”, explicou.

Paulo Bernardo disse, ainda, que neste semestre a Anatel deverá votar um plano geral de metas de competição, determinando que as operadoras terão obrigação de compartilhar sua estrutura com outras. “Se cada uma tiver de instalar antenas em várias localidades, a cidade vai parecer um paliteiro. Por isso, esse compartilhamento da estrutura”, ressaltou o ministro. “Serão soluções de longo prazo”, completou.

Ouça aqui o programa de rádio Bom Dia, Ministro.

 

Fonte:
Agência Brasil

 



26/01/2012 16:04


Artigos Relacionados


Brasil já tem mais de 180 milhões celulares, diz Anatel

Passageiros que vão para EUA devem procurar companhias aéreas por causa do furacão

Anatel autoriza reajuste de interurbanos da Embratel para celulares

Anatel registrou 2,2 milhões de novas linhas de celulares em abril

Famílias que tiveram o Bolsa Família bloqueado devem procurar o gestor municipal do programa

Anatel discute critérios de reajuste de ligações entre telefones fixos e celulares