Cooperativados protestaram em frente a Assembléia Legislativa



Ocorreu esta manhã, em frente a Assembléia Legislativa, uma manifestação de integrantes da Cooperativa de Transporte Coletivo do Estado (Cootersul), que atua no município de Guaíba. Os associados se acorrentaram em protesto a não liberação do transporte aos 1.500 sócios da cooperativa. A entidade faz o transporte de Guaíba até a Capital cobrando R$1,00 de cada passageiro que seja sócio devidamente identificado. Para este serviço são utilizados cinco micro-ônibus.

Conforme o presidente da cooperativa, Moacir Albane, o trabalhador guaibense que utiliza ônibus para se deslocar até Porto Alegre, gasta por mês em torno de R$98,00, que corresponde a 49% do salário mínimo. Ele garante que mais de 80% dos associados estão desempregados.

Os manifestantes foram recebidos pelo deputado Giovani Cherini (PDT), presidente da Comissão Especial do Cooperativismo, que afirmou estar acompanhando a reivindicação da entidade desde a sua fundação, em 1999. O parlamentar destacou que a sociedade não reconhece ainda, as cooperativas que trabalham para os setores de transporte e vigilância. Cherini falou também que este assunto já foi tratado com a Casa Civil em outras ocasiões. Para ele, este debate envolve um poder paralelo, onde é difícil mexer no monopólio das concessionárias. "As empresas de ônibus é quem estão ganhando com essa situação, enquanto o trabalhador sai perdendo", enfatizou o deputado.

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado (Ocergs), Luis Carlos Volcan, falou que os trabalhadores estão com a sua liberdade de ir e vir vedada, por isso, este ato está representado através das correntes. "Quando a família diminui os custos, aumenta o pão e o leite na mesa do trabalhador", ponderou.

O deputado Cherini acompanhou o presidente da Cootersul e o presidente da Ocergs, até o Palácio Piratini, para uma audiência com o secretário adjunto da Casa Civil, Itiberê Borba. Nesta oportunidade, o secretário adjunto afirmou que irá se interar ao assunto, e até o final do dia, dará um retorno a cooperativa.

07/31/2002


Artigos Relacionados


Assembléia Legislativa lança frente em favor do turismo paulista

Assembléia Legislativa é convocada

FAB recebe homenagem de Assembleia Legislativa de PE

Assembléia Legislativa aprova LDO 2009

Assembléia Legislativa entrega Troféu RS

Assembléia Legislativa homenageia a Certel