COP-10 começa nesta segunda (10) na Coreia do Sul e discute combate à desertificação



A 10ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação (UNCCD), a COP-10, começa nesta segunda-feira (10), em Changwon, na Coreia do Sul. No encontro, será discutido um maior esforço internacional para o financiamento de iniciativas de combate à desertificação e de cooperação técnica entre países desenvolvidos, em desenvolvimento e pobres, que são os principais afetados pelo processo de desertificação.

Os temas controversos sobre o foco da Convenção devem tomar conta dos debates. O Brasil é contra a criação de um mandato global com foco na degradação de terras. De acordo com o diretor de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Campello, falta uma definição clara sobre o assunto.

“Há uma resistência porque o tema ‘degradação de terras’ sai do foco da UNCCD e já é abordado em outras convenções", explica Campello. A Convenção atua no combate à desertificação nas terras áridas e semiáridas, com especial atenção para a África.

O Brasil também vai apresentar suas experiências de uso sustentável dos recursos naturais da floresta, a exemplo do que é desenvolvido na Caatinga, como forma de enfrentamento à desertificação. Manejo florestal e agroecologia são alguns exemplos de iniciativas para o desenvolvimento sustentável no Semiárido.

De acordo com o analista ambiental Ricardo Padilha, o Brasil fez mais que o dever de casa em sua atuação no combate à desertificação e o reconhecimento disso é que o Brasil deverá assumir o Comitê de Ciência e Tecnologia da UNCCD.


Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



10/10/2011 13:19


Artigos Relacionados


Membros da comissão nacional de combate à desertificação tomam posse na segunda

Segunda fase da Campanha Nacional do Desarmamento começa nesta segunda-feira (12)

COMBATE À DESERTIFICAÇÃO

TV Senado discute causas da desertificação

ONU proclama década de Combate à Desertificação

Combate à desertificação está na pauta da CMA