Copa das Confederações movimentou o turismo brasileiro



De acordo com pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, juntamente com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), 14 cidades paulistas e 20 cidades mineiras, mesmo sem ter sido cidade-sede da Copa das Confederações, foram visitadas por turistas estrangeiros durante o torneio. Além das cidades-sede do evento (Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), os turistas transitaram por mais de 130 cidades brasileiras.

Segundo o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, os grandes eventos que o Brasil terá daqui para frente vão incentivar o turismo e a economia do país. “Toda a cadeia econômica, hotéis, restaurantes, transporte e cultura serão beneficiados”, diz ele.

O levantamento do MTur mostrou que 70% dos turistas estrangeiros tiveram as suas expectativas atendidas ou superadas em relação ao país e que 75,8% pretende retornar durante a Copa do Mundo de 2014. Foram entrevistados 1.338 estrangeiros em aeroportos brasileiros, e outros 1.731 nos estádios. Entre os abordados nos aeroportos, 68% vieram por causa da competição.

“A Copa será um momento especial para apresentar o potencial turístico do país aos estrangeiros. Trabalhamos para ampliar o legado com os grandes eventos e permitir que o ganho do país após o fim do último jogo seja o maior possível”, disse o ministro do Turismo Gastão Vieira.

São Paulo

Metade dos municípios visitados serão centros de treinamento de seleções para a Copa do Mundo de 2014. Entre eles, Guarujá e Santos no litoral, São Bernardo do Campo, Campinas e Guarulhos, além de São José dos Campos e Ribeirão Preto, no interior.

Os outros municípios citados na pesquisa são Brotas, Tietê, Ubatuba e Taubaté. Este último, no Vale do Paraíba, é o segundo maior polo industrial de sua mesorregião abrigando empresas como a Volkswagen, Ford, LG, Alstom, Usiminas, Embraer, entre outras.

Minas Gerais

Minas Gerais foi o estado brasileiro com o maior número de cidades visitadas por turistas estrangeiros durante a Copa das Confederações, pelo menos 20 cidades foram visitadas. Além de Belo horizonte, os turistas estiveram em cidades como Ouro Preto, Mariana, Poços de Caldas, Carangola e Sete Lagoas.

Fonte:
Ministério do Turismo 



09/10/2013 19:00


Artigos Relacionados


Copa das Confederações movimentou 132 cidades

Turismo de estrangeiros no Brasil movimentou R$ 3,5 bi no primeiro semestre

Segurança da Copa das Confederações testará serviços para a Copa de 2014

Belo Horizonte receberá semifinais da Copa do Mundo e da Copa das Confederações

Fifa anuncia datas da Copa das Confederações e Copa de 2014

Copa das Confederações já tem 10 mil voluntários inscritos