Copa do Mundo antecipa investimentos em telecomunicações



A Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil, está antecipando investimentos do governo em telecomunicações. Foi o que afirmou nesta quarta-feira (4), o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, em coletiva de imprensa organizada pela FIFA na Costa do Sauipe, para falar sobre a infraestrutura de telecomunicações para a Copa. A entrevista faz parte do chamado "Media Day", evento que antecede o sorteio dos grupos do torneio, marcado para esta sexta-feira (6).

Genildo Lins falou sobre várias iniciativas do MiniCom para expandir a infraestrutura de telecomunicações no Brasil, com destaque para a construção e ampliação da rede de fibras ópticas da Telebras e a licitação da faixa de 2,5 Ghz, destinada para a internet móvel 4G.

O secretário ressaltou que a Copa apenas antecipou investimentos que o governo já faria no setor, com o Programa Nacional de Banda Larga e outros projetos estratégicos. "A grande contribuição da Copa foi antecipar investimentos. Nós calculávamos que, para completar a distribuição das fibras da Telebras pelo Brasil, demoraríamos de 5 a 10 anos. Mas demoramos apenas três", afirmou.

Outra tecnologia que foi acelerada devido à realização da Copa no Brasil foi o 4G, que chegou a todas as sedes da Copa das Confederações em abril deste ano e, até o fim de dezembro, chegará a todas as sedes da Copa do Mundo. Ele lembrou, ainda, que o governo federal foi pioneiro em oferecer a tecnologia 4G também na faixa de frequência de 450 MHz, para atendimento com internet de alta velocidade nas áreas rurais do País.

"Temos trabalhado nos últimos anos para levar as telecomunicações a todo o Brasil, tanto para a área urbana quanto para o meio rural. O MiniCom está acompanhando de perto todas as ações para que tanto a população brasileira quanto os estrangeiros que vierem para a Copa tenham acesso a serviços de qualidade", ressaltou.

Também participaram da entrevista coletiva o diretor da Divisão de TV da FIFA, Niclas Ericson, e o representante da empresa Match It, Dick Wiles. A Match It é a contratda da FIFA para prestar serviços de Tecnologia da Informação para a Copa 2014.

 

Fonte:

Ministério das Comunicações

 

 



05/12/2013 10:51


Artigos Relacionados


Audiência pública destaca ações de transparência em investimentos na Copa do Mundo

Copa do Mundo vai exigir do Brasil investimentos de R$ 180 milhões em energia, diz diretor do ONS

Bom Dia Ministro destaca investimentos em portos para Copa do Mundo de 2014

Congresso do setor de turismo debate investimentos para a Copa do Mundo de 2014

Casagrande quer investimentos com caráter ecológico para a Olimpíada e a Copa do Mundo

Investimentos aquecem telecomunicações