Correios lançam selo em homenagem à arte rupestre



Os Correios lançaram nessa terça-feira (13) um novo selo que divulga a arte rupestre. O selo faz parte das comemorações do aniversário do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, nesta quinta-feira (15). O selo é uma emissão especial que reconhece a importância dos registros de populações antigas na região amazônica ao mesmo tempo em que divulga a arte rupestre de Monte Alegre (PA). Com tiragem de 540 mil exemplares, circulará em diversas cidades amazônicas, além de Belém, Boa Vista e Manaus.

“Assim como as pinturas rupestres, o selo conta a história de um lugar”, disse a arqueóloga Edithe Pereira, coordenadora do projeto do Mpeg “Arte rupestre de Monte Alegre – difusão e memória do patrimônio arqueológico” e autora do livro "Arte rupestre de Monte Alegre, Pará, Amazônia".

O artista

A estampa é do arquiteto e aquarelista Mário Baratta. Segundo ele, foram feitas duas opções para o selo: uma só com desenhos rupestres e outra com paisagem e desenho rupestre. A segunda opção foi a escolhida, por causar mais impacto pela beleza construída entre os dois elementos.

Baratta usou a técnica de lápis grafite aquarelável para representar o paredão da Serra da Lua e a técnica de aquarela para as pinturas rupestres.

ECT

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663. Em março de 1969, foi criada a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações. A estatal é a responsável pelos serviços postais de todo o País. Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, destaca-se o serviço de encomendas expressas, o Sedex.

 

Fonte:
Correios



30/08/2013 14:16


Artigos Relacionados


Correios lançam selo em homenagem ao Maláui

Correios lançam selo em homenagem ao centenário do nascimento de Mário Lago

Correios lançam novo selo em homenagem ao navegador Américo Vespúcio

Correios lançam selo em comemoração aos 21 anos do INSS

Correios lançam novo selo com igreja histórica de Cuiabá

Correios lançam selo que comemora 150 anos da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro