Cotuca anuncia mudanças no processo seletivo
Exame será dividido em questões de múltipla escolha e redação
O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), da Unicamp, apresenta mudanças em seu vestibulinho para 2009. Este ano, o exame terá duas partes: uma composta por questões de múltipla escolha e outra em forma de redação. Até 2008, as provas eram dissertativas e não continham redação.
De acordo com a diretora-associada do colégio, Teresa Celina Meloni Rosa, os candidatos serão pré-classificados pela nota da primeira parte (múltipla escolha). Somente os pré-classificados terão sua redação corrigida. “A idéia é chegar à proporção de três candidatos por vaga na primeira fase de correção.”
As avaliações, segundo a professora, envolvem o conteúdo programático do ensino fundamental. Programada para o dia 7 de dezembro, a prova terá três horas e 30 minutos de duração.
De acordo com a diretora-associada do colégio, a primeira prova conterá 36 questões, sendo 12 de Língua Portuguesa (LP), 12 de Matemática (M) e 12 de Ciências (C). A de Ciências conterá 6 questões de Biologia (B), 3 de Química (Q) e 3 de Física (F).
“Cada questão da prova valerá 1 ponto e terá cinco alternativas, com apenas uma correta”, explica a professora. O Cotuca oferecerá explicações sobre o processo seletivo 2008 na Unicamp de Portas Abertas (UPA), que acontece em 12 e 13 de setembro. As informações poderão ser obtidas, também, no evento Colégio Aberto, a ser realizado em 27 de setembro.
A classificação será feita mediante o resultado de duas equações.
Equação 01 – A Equação 01 é a soma das notas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências mais a pontuação relativa ao Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais). A partir da nota obtida nesta equação, os candidatos serão pré-classificados por ordem decrescente, em um montante de três candidatos por vaga para cada curso. Apenas esses candidatos terão a sua redação corrigida, cuja nota variará de zero a 12 pontos.
Na primeira parte, caso haja empate entre candidatos, o critério de desempate será a nota obtida nas questões de Língua Portuguesa. Caso o empate ainda persista, o critério de desempate será a nota obtida nas questões de Matemática, e então, de forma semelhante, de Ciências.
Equação 02 - A classificação final dos candidatos será feita com base na nota final, calculada a partir da Equação 02 - Língua Portuguesa + Redação + 2 x (Matemática + Ciências + Paais) -, levando-se em consideração as notas obtidas nas duas partes da prova. No caso de empate entre os candidatos, o critério de desempate será a nota obtida na redação e, caso o mesmo persista, será aplicado o critério anteriormente adotado.
Da Unicamp
07/24/2008
Artigos Relacionados
MDA anuncia processo seletivo para servidores temporários
Processo seletivo do MDA tem inscrição até segunda (13)
Finep abre processo seletivo
Processo seletivo da SP Escola de Teatro vai até 2 de setembro
Pós-graduação da USP em contabilidade abre processo seletivo
IPT abre processo seletivo para estágio