Covas entrega trem alemão e vistoria obras da Linha 5 do Metrô



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Foram investidos US$ 70 milhões na aquisição das novas composições Por mais de uma hora, o governador Mário Covas vistoriou na manhã desta sexta-feira, dia 10, obras ligadas ao transporte público. Na estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) Hebraica-Rebouças entregou o primeiro trem alemão. Depois, inspecionou o andamento das obras das estações Ponte Santo Amaro e Largo 13, que comporão a futura Linha 5 do Metrô. Covas também visitou a unidade do Poupatempo Santo Amaro onde conversou e ouviu queixas dos populares. O lote dos dez trens alemães começará a operar a partir de 2001. Deste total, uma composição já está em teste percorrendo a Linha C- Celeste, de Osasco a Jurubatuba. Os US$ 70 milhões usados para a aquisição dos trens foram financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo, serão acrescentados ao sistema 40 novos carros. Atualmente, passam pela Linha C, 60 mil passageiros por dia. Com a entrega deste novo lote, a previsão é de que o volume aumente para 80 mil passageiros/dia. Nos últimos seis anos, o Governo do Estado investiu US$ 1 bilhão em reformas e nas construções de novas estações de trem da CPTM. Deste total, US$ 380 milhões foram aplicados na compra de 30 trens espanhóis, 10 alemães e na reforma de 48 composições. “Nunca houve tanto investimento no sistema de transporte como houve durante este período, seja em metrô e em trens. Fico satisfeito em ver que a população mais pobre vai ter um trem desta qualidade”, disse Covas. Os trens alemães são parecidos com os espanhóis: modernos, com som ambiente, ar-condicionado e bancos confortáveis. Uma das novidades é o sistema inédito de detecção que paralisa o veículo ao menor sinal de descarrilamento. Para o diretor-presidente da CPTM, Oliver Hossepian Salles de Lima, os investimentos que o governador Mário Covas vem fazendo representam um marco no transporte público. “É uma recuperação do papel que o transporte sobre trilhos tem na cidade. O US$ 1 bilhão que o governador investiu até agora na CPTM é uma revolução nos transportes públicos. Nenhum outro estado investiu tanto como o governo Covas”. Ponte estaiada Ao chegar na estação de trem Santo Amaro, o governador vistoriou a ponte estaiada, que no futuro fará a interligação entre a estação Santo Amaro e a linha C. O governador inspecionou também a estação Largo 13, que junto com a estação Ponte Santo Amaro completam a Linha 5 do Metrô que ligará Capão Redondo ao Largo 13. Construída sobre o rio Pinheiros, a ponte estaida tem 230,7 metros de extensão e 17 cabos de aço de cada lado, que sustentam o tabuleiro que fizeram da ponte o novo cartão-postal da cidade. Com esta obra, São Paulo torna-se a primeira cidade do mundo a ter uma estação de trem sobre uma ponte, possibilitando aos usuários embarcarem e desembarcarem na estação sobre ela. Além da ponte estaiada do rio Pinheiros, o Brasil possui outras duas deste tipo. A mais antiga foi construída em Salvador, nos anos 70. A outra fica no rio Parnaíba, na divisa de Minas Gerais com o Mato Grosso, mas a obra encontra-se paralisada. Linha 5 do Metrô Programada para operar a partir de meados de 2002, a Linha Capão Redondo-Largo 13, na região Sudeste da cidade deverá transportar 350 mil passageiros/dia. A linha atenderá não só os moradores de Campo Limpo, Capão Redondo e bairros próximos, como também os usuários de municípios limítrofes, como Embu, Taboão e Itapecerica da Serra. A obra tem um custo de R$ 902 milhões, com recursos diretos do Governo do Estado e financiamento parcial do BID. A Linha 5 do Metrô será futuramente estendida até a estação Santa Cruz do metrô, completando o seu traçado na estação Chácara Klabin, na Vila Mariana. A implantação desta segunda fase exigirá recursos da ordem de R$ 3,2 milhões. Quando integralmente concluída, a linha terá 19,8 quilôme

11/10/2000


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