CPI da Terra é instalada e elege Alvaro Dias para presidente



Foi instalada nesta terça-feira (9) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) da Terra, criada com o objetivo de traçar um diagnóstico da estrutura fundiária brasileira, dos processos da reforma agrária e urbana, dos movimentos sociais ligados a estas questões, e dos movimentos de proprietários de terras.

A CPI, que é integrada por 20 senadores e 24 deputados, entre titulares e suplentes, iniciará seus trabalhos na volta do recesso parlamentar, na segunda quinzena de fevereiro. Até lá, os parlamentares vão recolher sugestões e elaborar um roteiro de trabalho, segundo informou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), eleito por unanimidade para presidir a comissão. Na reunião foi eleito também o deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS) para a vice-presidência e designado por Alvaro Dias o deputado João Alfredo (PT-CE) para ser o relator da comissão.

Presidindo a reunião de instalação da CPI, como o parlamentar mais velho presente, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse esperar que a comissão colabore para a realização de uma reforma agrária de forma pacífica no país. O senador Alvaro Dias, ao assumir a presidência, afirmou que iria trabalhar buscando o melhor caminho para se chegar a uma conclusão que ofereça um modelo de reforma agrária compatível com a realidade do país.

O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) relatou as experiências positivas já obtidas com o trabalhos das CPIs e citou a CPI, instalada em 1993, que tratou do auto-endividamento do setor agrícola como uma das mais bem-sucedidas.



09/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI da Petrobras é instalada; candidatos a presidente são Alvaro Dias e João Pedro

CPI do MST é instalada e elege Almeida Lima como presidente

Alvaro Dias lembra que CPMI da Terra revelou desvio de dinheiro público por entidades ligadas aos sem-terra

CAS ELEGE OSMAR DIAS PRESIDENTE E HELOÍSA HELENA VICE-PRESIDENTE

Alvaro Dias diz que CPI, mesmo sem ser instalada, já produz resultados

Alvaro Dias critica 'fábrica de escândalos' instalada no Brasil